Mais uma de encontros
Aportaram cá nesta terrinha abençoada, três lusitanos. Prá quem não conhece, desembarcaram no porto de Santos, com a cara e a coragem. Ao se despedirem, para subir a serra e chegar a São Paulo, abraçaram-se e marcaram para dali a 15 anos, na mesma data, no mesmo porto um encontro para contarem de suas realizações. O tempo passou, tão rápido como 15 anos podem passar. No dia marcado, uma manhã límpida e agradável, as 8:00 horas da manhã, entra pela rua principal um Audi A-4 zerinho, acompanhado de um Vectra com dois ocupantes. Logo após desponta pelo mesmo lado uma BMW acompanhada de dois Audis, um à frente e outro atrás, cada um com dois ocupantes. Ao se prepararem para descer de seus carros, os dois são surpreendidos pela chegada de uma comitiva de quatro BMWs de onde saltaram 12 seguranças mais parecidos com armários, empunhando armas pesadas, que cercaram de imediato um SAAB Blindado, de onde emergiu o terceiro português. Devidamente protegidos, os amigos se abraçaram e passaram a relatar suas façanhas. Disse o primeiro:- Bain ó pá, cheguei em São Paulo, empreguei-me numa padaria, depois de algum tempo associei-me ao proprietário, fui me associando a outros, e hoje tenho uma rêde de padarias em tôda a Grande São Paulo. Disse o segundo:- Pois a mim se deu quase da mesma forma. Em São Paulo, abri um mercadinho de varejo num bairro. Fui aumentando até chegar a ser um Mercado. Ampliei em pouco tempo e tornei o negócio em Super Mercado. Com o tempo fui ampliando e abrindo mais lojas, e hoje tenho uma rêde de HiperMercados em todos os shoppings e nas maiores cidades do Estado. O terceiro, quieto, só observando, ao ser perguntado sôbre seus negócios, foi lacônico:- Eu tenho pôsto desde o primeiro dia.
E os outros:- Como? Pôsto de que? Combustível? e êle calmamente:- Pôsto no rabo de um, na bunda de outro, e por aí vai........................................................