PT. SAUDAÇÕES

Só temos saudade daquilo que passou ou de alguma forma, não mais está , geograficamente, tão próximo de nós. Os Correios e Telégrafos foi um bom empregador e exerceu por muito tempo, na época do Morse, a função pedagógica de ensinar a escrever de modo conciso: a didática da economia de palavras e dinheiro, porque, naquele tempo, pagava-se por um telegrama o resultado da quantidade de palavras, aí incluídas as vírgulas, ponto, ponto e vírgula, cujos sinais não eram possíveis ao Morse a não ser de forma abreviada: vg, pt vg, pt. O uso desses sinais incluiu à cultura brasileira o “Pt. Saudações", que não significa adeus à economia, adeus à educação nem adeus ao PT.

O operador de Morse era um profissional especializado, e, em determinados momentos, poderia salvar vidas, decodificando signos, ou levar à confusão como os dois casos de Goiás que fui chamado a decifrar. Eis os telegramas:

l) Partiu-se pote vg morreu os cabrito pt.

2) Comunico aos parentes vg macacos vg saco grande e buraco fundo vg zecabrito morreu por um gato pt.

E assim, supondo que o leitor possa não conseguir interpretar as mensagens contidas nos telegramas, apresento a versão que atribui aos dois textos.

l) “Participo-te, morreu Oscar Brito".

2) “Comunico aos parentes da região dos Macacos, Saco Grande e Buraco Fundo, que Zeca Brito morreu em Porangatu".

ANEXANDO COMENTÁRIOS:

a) Adalberto,muito bom seu texto!Com bom humor e relembrando a história!Afetuoso abraço. Enviado por Anne Lieri em 10/11/2008 18:26

para o texto: PT. SAUDAÇÕES (T1275815)

b) Ao que me lembro vg naquele tempo vg não se pagava o PT vg nem o cara dos Correiospt.

Enviado por neanderthal em 10/11/2008 16:06

para o texto: PT. SAUDAÇÕES (T1275815)

Nota:

Comentário criativo e bem lebrando pelo colega: pagava-se pelas palavras, mas pelo vg,PT, não se pagava.

c) Engraçado, diferente como só podia ser vindo de vc. OTIMO ! Adorei. Abraços.

Enviado por Borboleta Mineira em 10/11/2008 22:49

para o texto: PT. SAUDAÇÕES (T1275815)