REDENÇÃO(CONCLUSÃO)

O pai de Tarso assinou com prazer os dez cheques pré datados que quitavam o curso de eletrônica.Chegando em casa,comunicou ao primogênito:

__Meu filho;hoje eu inscrevi você naquele curso de eletrônica.Agora é só se dedicar.Quero empenho total,entendeu?

Tarso respondeu afirmativamente com a cabeça.No seu íntimo,porém, ele não estava tão certo que conseguiria.Se não estava enganado,deveria ser o oitavo curso que ele fazia na tentativa de conseguir um meio de sustentar-se;mas iria se esforçar.

No começo atrapalhou-se com todas aquelas peças diminutas,mas com o passar dos meses descobriu que possuía a habilidade necessária para o trabalho.

Se possuía habilidade manual faltava-lhe massa cinzenta para assimilar a parte teórica.Todos aqueles gráficos e esquemas simplesmente não entravam na sua cabeça.Apesar disso,contou com a benevolência dos professores e formou-se.

Na semana seguinte já estava consertando os radinhos de pilha e demais utensílios eletrônicos dos vizinhos.Logo ganhou o apelido de Tarso vinte e quatro horas,pois era o tempo exato de funcionamento dos aparelhos reparados por ele;período após o qual todos os artefatos silenciavam ou explodiam.

Os protestos irados dos fregueses logo transformaram-se em galhofa,ironia e cinismo quando viram que não teriam seu dinheiro devolvido.Quem deu a largada na encarnação foi seu Zé Praxedes,que havia entregue seu rádio para trocar a antena e teve o aparelho inutilizado após o prazo já mencionado.A partir de então,toda as vezes que passava pela casa de Tarso o gozador perguntava ao técnico:

__Tarso,me diz uma coisa:você conserta fogão a lenha?

Revoltado com a provocação,Tarso praguejava alguma resposta mal criada e recolhia-se para dentro de casa.Não queria brigar com um idoso,principalmente no caso de seu Zé,que tinha um filho campeão estadual de vale tudo.

Como seus esforços em prestar um bom atendimento não foram reconhecidos,Tarso resolveu desistir.Não estava ali para ser ridicularizado.

De novo sem ocupação,ele ficou numa espécie de limbo existencial:ajudava na faxina da casa as quartas feiras,ia na rua comprar alguma coisa que sua mãe precisasse,lavava o carro do pai...enfim;era o quebra galho da casa.

Seu irmão caçula,ao contrário,seguia em frente:formou-se em advocacia,saiu de casa,casou-se e logo era pai de um casal de filhos.

Apesar de tudo isso,o amor também encontrou Tarso.Ele apaixonou-se por Newflor,empregada de uma vizinha.A jovem viera do norte para tentar a sorte no Rio,e isso era tudo o que se sabia a respeito dela.Apenas três meses depois,no altar da mesma igreja em que fora batizado,Tarso jurou amor eterno à sua amada.

Foram morar com os pais de Tarso,é lógico,e logo as fofocas dos vizinhos começaram.Diziam que o casal recém formado dormia em camas separadas,que Tarso não era homem para Newflor,que o pai de Tarso pagava Newflor para cuidar do filho...Uma crueldade sem fim.Além disso conseguiram,não se sabe como,uma cópia do DVD da festa do casamento que havia sido feita no quintal da casa de Tarso.As imagens foram editadas,satirizando tudo,e o vídeo foi colocado na internet.Logo estava com mais de vinte mil acessos.A cena preferida dos internautas era aquela em que Tarso tentava abrir a champangne,forçando a rolha com o polegar,fazendo caretas e mordendo a língua.Quando finalmente conseguia liberará-la,acertava seu tio Rubens,que saudava os noivos efusivamente.Até aí tudo bem;uma rolha não costuma causar maiores danos,mas esta entrou na boca aberta de Rubens e ficou entalada na garganta.Tarso segurou o tio pelas costas e o sacudiu.Na terceira sacudida,Rubens,que já estava ficando roxo,conseguiu cuspir o pedaço de cortiça que ameaçava sua vida.

Superado o trauma da internet(e da rolha),o casal vivia aparentemente feliz.Toda manhã bem cedo Tarso acompanhava Newflor até o ponto de ônibus,de onde só saía quando a esposa entrava no coletivo rumo ao seu novo emprego,numa empresa de tele marketing.O pai de Tarso arrumara a nova ocupação para a nora pois achava o serviço de doméstica muito pesado .

Um dia tarso estranhou a esposa levar consigo uma mala grande e uma frasqueira ao sair de casa pela manhã.Como bom cavalheiro,carregou tudo para a mulher até o ponto.Antes de entrar no ônibus,Newflor entregou um bilhete à Tarso,deu-lhe um beijo e foi embora no coletivo.Confuso,ele desdobrou o papel e leu o que estava escrito:"Nosso casamento foi um erro Tarso.Você não é homem para mim nem eu sou mulher para você.Apaxonei-me por um colega de trabalho.Depois mandarei um advogado tratar da nossa separação.ADEUS.

O estilo telegráfico do bilhete machucou ainda mais Tarso.Como é que ela pôde fazer isso.Ele havia sido um marido perfeito.Levantava cedo todos os dias e a levava até o ponto de ônibus para protegê-la,pagava todas as despesas(tudo bem que o dinheiro era de seu pai,mas o importante era a atitude),só transava quando ela queria...O quê poderia fazer além disso tudo?

Tarso nem sabe como conseguiu chegar em casa.Suas pernas pareciam não querer obedecê-lo.A saberem da notícia seus pais ficaram chocados.Desesperado,ele tentou suicidar-se:pegou o que pensou ser o vidro de calmantes da mãe e tomou todos os comprimidos.Entretanto,na pressa de dar cabo a própria vida pegou por engano o laxante do seu pai,que sofria de prisão de ventre crônica.Foram quatro dias de "chuvas com rajadas frescas";mas no final foi até bom,pois ele perdeu os quilos a mais que acumulara com a vida de casado e manteve sua mente ocupada em tomar os remédios e curar-se,esquecendo parcialmente o abandono e a traição sofridas.Quando recuperou-se,seu corpo havia se livrado do laxante e sua mente da lembrança de Newflor.

Agora tudo voltava a ser como antes:Feira,limpeza da casa,idas ao supermercado,lavagem do carro..Uma noite,a mãe de tarso teve uma idéia e contou ao marido,na cama:

__Pai__Eles se tratavam assim na intimidade__Sabe aquela minha amiga,a Joana?

__Que Joana?Aquela morena gostos...Quer dizer,aquela sua amiga de colégio?__consertou a tempo a escorregada que o colocaria em terreno perigoso.

__Essa mesmo.Ela me disse que vai abrir um curso de instrumentador cirúrgico aqui perto.O Tarsinho poderia fazer__respondeu a mulher, ignorando a manisfestação "testosterônica" do marido.

__Você está maluca?Já imaginou ele dando o instrumento errado para o médico?Ia chover processo.É preferível que ele reabrisse a oficina de eletrônica.Aí quem "morreia" seriam só os radinhos.

__Infelizmente você tem razão.__constatou resignada a esposa,enquanto apagava a luz do abajur,deixando o quarto na penumbra.

No dia seguinte pela manhã,Tarso varria a calçada de casa quando dois colegas de infância seus,Jailson e Vander,vieram falar com ele.Os dois trabalhavam com animação de festas infantis e tinham uma proposta para Tarso.Jailson,o mais articulado,explicou:

__É o seguinte "rosinha"__"rosinha"era o apelido de Tarso na infância.Por ser muito branco,ele ficava vermelho ao correr ou tomar muito sol__Estamos precisando de mais um cara para um trabalho hoje a noite.

__Que tipo de trabalho?

__Qual poderia ser mané?Animação infantil,é lógico.A festa é grande,tem muita criança.Dois não vão dar conta.São cinquenta paus.Está interessado?

__Espera um pouco que eu já te digo.

Tarso entrou em casa e saiu minutos depois com a resposta:

__Fechado.Mas eu quero o dinheiro trocadinho.

__Isso não é problema;esteja pronto às sete horas.__apertaram as mãos e se despediram

Quando se afastaram,Vander falou com Jailson:

__Eu não acredito que ele foi perguntar ao pai se podia aceitar a proposta.

__Isso não tem importância__retrucou jailson__Ele vai fazer sucesso.Tem cara de bobalhão;as crianças vão gostar.

Na verdade,aquela festa era essencial para o sucesso da dupla.Devido a posição social dos pais do aniversariante,se tudo corresse bem eles teriam clientes para todo o ano.

Quando a comemoração teve início tudo deu errado:o ar refrigerado do local não estava diminuindo a temperatura,deixando as crianças indóceis,e o som estava ruim,devido a um defeito na aparelhagem.Foi aí que Tarso entrou em cena.Pegou um bicicleta de um funcionário da casa e começou a fazer manobras numa pequena pista de skate que existia ali.As crianças ficaram maravilhadas.Fantasiado de palhaço,parecia o coringa estilizado.Jailson e Vander aproveitaram a atenção da garotada e fizeram seus números.Após a festa,várias mães foram pedir o telefone do trio para futuros trabalhos e elogiaram a atuação de Tarso.

Sem alternativa,Jailson e Vander convidaram Tarso para fazer parte do negócio e a dupla virou um Trio.Os cinquenta reais ganhos no primeiro serviço multiplicaram-se e o ex técnico de eletrônica e ex criador de canários conseguiu finalmente encontrar uma profissão.Criou vários personagens que encarnava nas festas,entre eles o Robocop gay,seu maior sucesso.Utilizava nas apresentações seus conhecimentos de eletrônica para criar engenhocas que explodiam e soltavam fumaça,encantando a garotada,que adorava.

O trio registrou a marca "Palhaços explosivos",que virou franquia logo depois.

Os pais de Tarso não escondiam o orgulho do filho,que agora era famoso,sendo figurinha fácil nos programas infantis da tv.

Com a situação financeira estabilizada,o animador infantil comprou uma casa na mesma rua.Queria ser independente mas ficar perto dos pais.

Num sábado à noite,uma visita inesperada bateu na porta de Tarso.Uma arrependida Newflor retornava querendo perdão.Revelava que era de uma família de muitas posses no norte,mas não concordava com o jeito com que seu pai amealhara fortuna(mantinha trabalhadores em regime semi escravo),por isso migrara para o sudeste em busca de paz.Com a morte do patriarca,dividira parte da fortuna com os empregados e voltara para recuperar o amor de sua vida.Ele;Tarso.Sem saber o que dizer,o agora palhaço infantil perguntou:

__Mas você não disse que estava apaixonada por outro homem quando me largou?

__Era mentira.Nunca houve ninguém.Foi um meio que bolei para você não vir atrás de mim.Precisava de tempo para resolver as questões da herança de meu pai.

Tarso coçou a cabeça,aturdido que estava,e relembrou sua vida até ali.Newflor havia sido a única mulher que o entendera,mas aquela história toda estava muito esquisita.Lembrou também que já passara dos quarenta e queria ter vida própria,com família.Resolveu aceitar Newflor de volta;afinal,eles nem haviam se separado legalmente.

Com o tempo,a história de Newflor revelou-se verdadeira e eles tiveram um filho.O menino tinha os mesmos problemas de Tarso.

Quando Newflor comentou,preocupada,as atitudes do filho para Tarso,este virou para a esposa e disse,tranquilo:

__Não se preocupe amor;eu sei o que fazer.

E sabia mesmo.