"Telhadofonia" celular
No início do ano, irritada com os constantes problemas causados pelo meu celular digital "demodé", como dizia uma amiga, resolvi trocar o aparelhinho já com uma idade avançada (quatro anos...) por um com tecnologia GSM...E isso provou ser a maior asneira que já fiz na vida. Como alguns sabem, sou veterinária...Ou seja, ocasionalmente, apesar de lidar principalmente com pequenos animais, vou pra fora, onde a propaganda de diversas empresas se torna uma mentira deslavada. A operadora do meu celular mesmo, garante cobertura em todo Brasil...Maior papo furado!! É só entrar em uma estrada de terra que o sinal se escafede mais rápido que caloteiro na hora que o cobrador aparece na esquina.
Toda vez que vou visitar meu pai, que mora a maior parte do tempo em uma chácara do interior, meu celular se torna uma coisa super útil...Serve pra tudo: despertador, lanterna, calendário, calculadora...Mas telefone que é bom, neca!! O digital era uma bomba, cheio de problemas, mas tinha sinal naquelas bandas. Esse novo, só utilizando duas técnicas: "Coxilhofonia celular" (que consiste em subir e descer morros - que nós, gaúchos, chamamos de coxilhas - até encontrar o tão almejado sinal do aparelho) ou a mais popular e difundida, a "telhadofonia celular"
Como todos sabem, o telhado geralmente é a parte mais alta da casa (dãã!! Que óbvio, não?), portanto, o local mais provavel do sinal transmitido pelas torres de operadoras próximas ser, no mínimo, aceitável. Por isso, não é de estranhar que, em alguns lugares, encontremos uma escada ao lado da caixa da água ou algo assim, onde os celulares repousam quando não chove, a espera de uma ligação importante ou uma mensagem de texto.
O brabo neste método é quando alguém desconhece o fato...Afinal, em quase todo Brasil a expressão "O fulano subiu no telhado" não significa uma coisa boa. Por isso, não é de se estranhar quando uma tia mais idosa ou alguém que nunca tenha tido necessidade de usar a "telhadofonia celular" faça uma cara estranha, entre o pesar e o ar de quem chupou limão, quando pergunta onde uma pessoa está e lhe respondem: "O fulano? Ah, o coitado subiu no telhado por causa do celular...". Já houve algumas ocasiões em que algum desavisado deu os pêsames antes de olhar pra cima e reparar que alguém estava sentado em cima da caixa d'água, com o celular na orelha e um olhar raivoso pro infinito...E até que se explique que focinho de porco não é tomada, leva um bom tempo. Mas o mais divertido é quando não dá tempo de explicar e o "telhadofonista" surge, xingando a mãe do dono da operadora, na melhor das hipóteses, o que pode levar a situações tragicômicas...Afinal, da última vez que protagonizei esse tipo de ligação, uma tia-avó minha ficou pálida e largou "Achei que você tinha morrido, menina!!!!" E lá se foi uma boa parte da tarde rindo ao lembrar do ocorrido.
Coisas que só acontecem no interior mesmo...