ESSA É DO COMPADRE MOREIRA E ADELAIDE.

Compadre moreira e adelaide. antiga dupla de humoristas caipiras. contaram Esse bem humorado causo há anos no Programa Linha sertaneja classe A quando era ainda apresentado pelo saudoso José Russo e José Béttio. vale apena conferir. O texto eu tive que montar de modo que a leitura seja compreensível. E vamos ao causo:

Um caminhão Chevrolet Brasil, levava uma turma de agricultores de uma cidade a outra onde aconteceria uma animada festa junina.

Eis que numa descida o freio acaba. Sem perda de tempo o motorista ao invés de acalmar os da carroceria, enfia a cabela pela janela da boleia e grita:

- Olha aí pessoal, acabou o freio.

A descida era preocupante e dava medo até em tatu, por isso com mais medo ainda o motorista logo pulou fora da direção gritando de novo:

- É cada um pra si e Deus pra nós todos.

Se o motorista estava com medo, os da carroceria e da boleia em pânico chegaram ao chão antes dele, mesmo tendo pulado fora depois e ficou um lá no caminhão, O João Mané e todos temeram pela sorte dele gritando enquanto o Chevrolet pirambeira abaixo corria mais que carro de corrida em primeiro lugar.

- Salta João tu vai morrer seu peste.

Enfiando o chapéu na cabeça tapando os dois olhos ele garantiu aos berros.

- Que mané morrer. vocês são uns medrosos eu fico aqui com meu São Jorge até no final.

Todos apavoraram e deram como certa a morte do João Mané esborrachado nas árvores logo abaixo.

- O João já era. - Alguém disse.

Mas, milagre ou não o caminhão, passa pela descida que acaba logo e pega uma subida e ele subindo perde a força, volta e fica desse jeito até parar sem bater em nada e o João fica num cantinho da carroceria encolhido com a vista tapada pelo chapéu sem saber o que aconteceu e menos ainda de coragem para sair de onde estava. Todos rodeiam o caminhão custando a acreditar na sorte dele.

daí que um lá tocando nele diz:

- João do céu mas tu é sortudo mesmo hein caboclo?

Vendo todo o povo rodeado no caminhão ele alfineta o medo da turma com raiva.

- Sorte o que seus medrosos de nada, eu tenho é fé no meu são Jorge aqui. - e mostra o "santinho".

- Este é o que me protege toda hora e não me deixa na mão, faço tudo na vida calculado nele.

- Alguém olha para o santinho do João e vê que o santo não estava lá.

- Mas ô João o que você faz com a foto desse cavalo? Cadê o São Jorge?

Com muita raiva o João confirma que o Santo não estava lá e gritou.

- Olha só!! Que santo mais medroso!! Foi o primeiro a pular fora.