VERDADES SOBRE O MERCOSUL

O texto não é meu; eu também não sei quem é o(a) autor(a), mas não só achei engraçado, como também acho que tem um pilar de verdade, então, resolvi adaptar e publicar, afinal de contas, o Irregular também é diversão, além de cultura!

Um advogado amigo meu, Dr. Ricardo Nominato, me enviou este texto que discorre de forma engraçada sobre a definição atual do MERCOSUL, países da América do Sul que são aliados por uma série de interesses comuns, mas que desde a sua criação, foi do nada ao lugar nenhum; então vejamos como o autor tentou definir os países integrantes desta liga de nações que tem o Brasil como padrinho e participante:

Aprenda antes que acabe: Entenda quem é quem no Mercosul!

ARGENTINA

Eles confundem Primeira-Dama por Chefe de Estado, luta - livre por futebol e lamúrias de marido traído por música clássica. Declararam uma guerra por uma ilha habitada apenas por pingüins e perderam; menores de 21 anos desacompanhados dos pais biológicos não podem visitar outros países, ainda assim se declaram livres.

PARAGUAI

A rigor não é nem país de verdade. A faixa de terra ao sul da América do Sul é um dos poucos que não possui mar; ainda assim é um dos maiores portos do mundo em volume de mercadoria falsificada. O Paraguai é uma feira-livre com status de nação; naquele lugar se falsifica de tudo: cigarros, DVDs, brinquedos, videogames e até dinheiro. Por falar em dinheiro, o deles é tão imundo e desvalorizado que nem mesmo eles o aceita em transações comerciais. A língua oficial é o espanhol, mas para poder roubar os visitantes eles só falam o guarani. Compra-se todo tipo de documento em farmácias, supermercados e agora eles estão fazendo uma viagem lunática para requererem a posse de Itaipu.

URUGUAI

Também não é exatamente um país; o Uruguai é na verdade uma fazenda onde 90% de sua população é bovinos e o restantes são ovinos.

VENEZUELA

Eles possuem absoluta certeza que Simon Bolivar e o Batman são as mesmas pessoas; o Presidente é um cruzamento de Fidel Castro com Didi Mocó; tem muito petróleo e este é utilizado para beber e tomar banho. Tudo que vem de ruim do Caribe acaba aportando em Isla Margarita, isso inclui o lixo, fezes e outros dejetos.

BOLÍVIA

O Presidente é a reencarnação de Zacarias dos Trapalhões; fuma maconha o dia inteiro e bebe chá de coca para tentar sair da lombra eterna. É filho bastardo do Presidente da Venezuela.

CHILE

Não é país; é molho apimentado.

PERU

Você levaria a sério um país com nome de ave que só serve para morrer de véspera? Peru na verdade é o cruzamento do Urubu com o Pavão; é feio e não voa!

COLÔMBIA

A figura mais intelectual colombiana é a Shakira e o restante vive em função da “farinha”.

EQUADOR

Não é país; é uma linha e ponto final!

BRASIL

Metade da população passa o dia inteiro batendo tambor para a outra metade rebolar; parece mais uma taba que vive em eterna dúvida se é biruta ou acéfala; tocam pandeiro por qualquer motivo banal (epidemia de dengue, epidemia de disenteria, volta da inflação, chacinas e infanticídio); o Presidente é um homem SINGULAR, jamais acertou falar um plural; me faz muito lembrar uma piadinha antiga que um homem recém falecido chega no inferno e o Satanás, educado e gentil, mando-o escolher em qual inferno ele quer permanecer para a eternidade, referindo-se as nações (lá também existem países). O homem pergunta quais as diferenças entre eles e o Satanás o responde: Em todos os infernos você recebe 100 chicotadas por dia; come 100 baldes de fezes e tem que andar em 100 metros de brasa; no inferno do Brasil é tudo em dobro. O homem sem pestanejar escolhe permanecer no inferno dos Estados Unidos. Ao passar pelo muro alto do Brasil, nota certa fuzarca, algazarra e muita música vinda de lá. Sobe no muro e vê a alegria; resolve então perguntar o porquê daquela folia se eles tinham todos os castigos em dobro? Foi então que um baiano rastafári que tomava sol na praia e bebia uma caipirinha o responde: - Meu Rei, aqui é o seguinte! No dia que tem fezes, não tem balde; no dia que tem chicotada o carrasco fica de greve e no dia que tem a brasa para pisar, acaba chovendo forte e apaga tudo e nós, vamos vivendo nesta eterna folia...!

Agora me digam, como é que o Mercosul ainda não acabou?

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Site do autor: www.irregular.com.br