O Menu Francês
Três casais de amigos, todos de Porto Alegre/RS, vieram ao RJ para um seminário, bancado pela empresa estatal onde trabalhavam. Acho que ainda não havia Cartão Corporativo, ou tinha outro nome. À noite, o casal mais humilde queria ir à Feira Nordestina. Quase apanhou dos outros dois: Onde já se viu, vir ao Rio para comer carne de sol e dançar forró? Vamos ao espetáculo "Holliday On Ice". Tá decidido. E foram para o Marananãzinho. Pessoas bem situadas financeiramente, mas não acostumadas a comidas sofisticadas, após o espetáculo resolveram dar uma esticada à Copacabana (sempre ela) para jantarem. E como não podia deixar de ser, escolheram um luxuoso e sofisticado restaurante, é claro. Contribuintes pagando.
Ao receberem o Menu, o casal de "grosso tato", olhou, olhou, e lascou: Vê bife com fritas para dois. Os de "fino trato", escolheram pratos com nomes sofisticados e ainda recriminaram o do bife:
-Vocês demonstram mesmo que não estão acostumados a comer bem. Onde já se viu pedir bife com batatas fritas num lugar desses?
-E para beber? O que vão querer? Perguntou o garçom.
-Tem chimarrão?
-Não senhor, mas temos vinhos dos melhores do mundo. Quer ver a Carta?
-Não, não. Já que vocês têm os melhores, então me tragam um Garibaldi.
-Infelizmente sr., nosso estoque está sem esse. "Muita procura".
Os pomposos, ou melhor, "pamposos", ficaram estupefatos. Vocês nos matam de vergonha.
No fim do jantar a mulher do bife falou:
-Comemos os bifes e as batatas e vocês, chiques, estão aí "garimpando" o que comer no meio de um porrilhão de cebola de tudo que é jeito.
Nós não bebemos Garibaldi, mas também não, "Licorê de Cebolê". E para sobremesa vamos querer goiabada com queijo. Vocês vão pedir, naturalmente, "Pudinlê de Cebolê".
Seus Bonapartes e Josefinas!