O CANDIDATO A PREFEITO DEMAGOGO

Aquele ex-prefeito estava se candidatando de novo. Como ele sentia que os ventos não estavam soprando muito a seu favor, resolveu meter os peitos na campanha. Resolveu andar pela zona rural e garimpar uns votinhos. Mas o clima naquela zona não estava favoravel a ele. Durante seu mandato, ele deixou de lado os pobres produtores rurais. Durante o período das chuvas, as estradas ficaram intransitáveis. Muitos produtores de leite, não tendo como escoar sua produção e não tendo resfriadores, simplesmente davam o leite aos porcos ou mesmo jogavam fora. Ficaram muito revoltados com o prefeito. Ele passando por uma região, no domingo, viu que uma capela estava cheia de gente. A uns cem metros da capela havia um campo de futebol, que já estava preparado para um jogo. Resolveu parar por lá e fazer sua propaganda. A missa estava acabando, e o jogo prometia: era o time "Atrás da moita" e o "Afofa bosta".

Acabando a missa, o candidato pediu a um vendedor de laranjas um caixote emprestado e subiu nele como se fosse um palanque. E deitou falação, enaltecendo o povo da região e fazendo promessas vãs.

O povo curioso, reuniu-se frente ao "palanque" um dos moradores inquiriu o prefeito:

-Prefeito, no seu mandato, nois fiquemo sem istrada, perdemo muitos litros de leite, e o prefeito atual, que tamém é candidato, arrumou as istrada, e num perdemo nem uma gota de leite cum ele...

O candidato pego de surpresa, saiu-se com essa:

-Proceis vê o quanto é ruim esse prefeito, no mandato dele nem chuvê, chuveu...

E o povo foi saindo de mansinho, um a um foram em direção ao campo de futebol. O candidato foi ficando sem graça, mas continuou falando.

Restou só um ouvinte que ouvia interessado. O candidato parou de falar e agradeceu ao cidadão:

-Muito obrigado, pelo menos o senhor me prestigiou, sei que o senhor vai votar em mim, se precisar de mim se eu for eleito, pode me procurar...

O cidadão respondeu:

-Não sinhor, eu num vou votá no sinhor não, alinhás, eu nem num voto, eu sô anarfabeto, eu tô é isperano o sinhor disocupar meu caxote, pra mode eu podê ir assití o jogo...

* * *

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 08/09/2008
Código do texto: T1167126