O Inexperiente

-Boa tarde!

-Boa tarde! Tudo bem?

-Tudo ótimo!... Você é Gilmar de...?

-Ferreira da Silva.

-Hum, Ferreira da Silva. Tudo bem,Gustavo?

-Tudo ótimo.Mas meu nome é Gilmar. E com o senhor?

-Já respondi quando você perguntou da primeira vez.

-Ah, é verdade, desculpa!

-Não peça desculpas. Nesta empresa desculpas por motivos fúteis é sinal de fraqueza.

-Ah, descul... Digo,perdão... Digo,Tudo bem com o senhor?

-Enfim,Gustavo,eu estive lendo aqui seu curriculum... Como você ficou sabendo da vaga que estamos oferecendo?

-Ah,foi um colega meu.Ele me indicou um site na internet que manda “diversa” oportunidades para os...

-Queridão, é diversas! Com “s” no final. Plural, amigo. Ainda se usa isso no mercado de trabalho.

-Eita,desculpe!

-Você é surdo? O que eu disse sobre desculpas?

-É que acordei ainda agora, Foi mal!

-Foi mal? Você não pode usar dialetos de gangues aqui na empresa, brow!

-Ah vai se... Seguindo a entrevista!

-Não me diga o que fazer. Quer fazer o meu trabalho? Vamos trocar de lugar, sente-se aqui em minha cadeira e faça meu trabalho...Vamos, assuma que você quer tomar meu lugar na empresa!

-Não precisa se levantar senhor. Descu...Vamos continuar somente se o senhor quiser!

-Tudo bem, eu não sou de ficar marcando cara de funcionário. Vamos continuar. Aqui diz que você tem vinte um anos, é solteiro, mora no bairro de São Cristóvão. Mora com os pais?

-Sim.Moro com meu pai, minha mãe e meus dois irmãos. E às vezes minha avó vem dormir com nós, pois ela tem problema de coração.

-Com nós, não. Com a gente.

-Olha,não é porque o senhor se encontra numa posição social superior que eu tenho que escutar esses insultos com minha santa vózinha.

-Eu quero saber por que você está gritando e se levantando. Eu só lhe corrigi, fica calminho se não eu chamo o próximo candidato. Senta aí logo, amizade!

-Ah tá, então me desculpe.

-Interessante, no seu curriculum não diz que você tem problemas mentais e amnésia.

-O que?

-Nada. Prosseguindo. Você já teve experiência nesta área? Digo, já trabalhou com estoque?

-Olha, na verdade não. Mas eu li no email que vocês dariam prioridade à quem morasse próximo à empresa. Aí tentei a sorte.

-Entendi. E o que você espera de sua rotina de estoquista?

-Como assim o que eu espero?

-Ué, acho que a pergunta é clara o suficiente. Digamos que você passe para a vaga. O que você espera da sua vida na empresa. Você por acaso sabe o que um estoquista faz?

-Sei, mais ou menos. Ele não... Estoca?

-Por aí. Mas não se trata de simplesmente empilhar caixas e produtos. Tem todo um controle de entradas e saídas. Além de ser uma vaga que exige muita responsabilidade e caráter.

-Tá dizendo que eu não tenho caráter?

-Eu disse isso? Você me ouviu dizendo isso? Eu disse “Você não tem caráter, Gilberto!”?

-Não. E meu nome é Gilmar!

-Ah bom...

-Agora, respondendo a sua primeira pergunta, eu espero que sendo estoquista, eu possa ocupar meu tempo, ganhar meu próprio dinheiro, ajudar a pagar minha faculdade.

- Interessante. E você quer fazer faculdade de que?

- Jornalismo.

- Tá de sacanagem! Quer morrer de fome?

-Não, mas prefiro fazer alguma coisa que eu goste. Assim não corro o risco de me tornar um chefe cheio de marra que é desgostoso com a vida porque só trabalha no que trabalha por causa de seu alto salário.

- É verdade. O mundo está cheio de pessoas assim. Então você quer esta vaga para poder pagar sua faculdade? Nós da empresa admiramos pessoas esforçadas.

-Eu preciso trabalhar senhor. Sou o único dos meus amigos que não conseguiu emprego. Toda vaga a qual me candidato me pedem experiência. Eu terminei de estudar tarde. E fiquei um ano e meio me preparando para o vestibular. Não consigo emprego em área nenhuma.

-Entendo. Mas nesse ínterim, o que você fazia da vida?

-O que significa ínterim?

-Ínterim significa nesse meio tempo. Antes de você nos procurar e antes de resolver caçar o que fazer. O que você fazia? Vai me dizer que não fazia nada?

-Eu estudava. E ajudava em casa, pagando contas, consertando coisas.

-Entendo. E por que você escolheu logo começar como estoquista? Nós aqui também estávamos querendo alguém com experiência de pelo menos um ano na área de estoque de laticínios.

-Foi à vaga com a qual eu mais achei que teria chances. As outras vagam eram para assessor de imprensa de um político moralista ou de homem-sanduíche de um termas no centro da cidade, próximo à Praça Tiradentes.

-Então se fosse de seu agrado uma vaga de motorista de caminhão, mesmo você não sabendo necas de pitibiriba de como dirigir um caminhão, você se candidataria? É assim que funciona?

-Claro que não... só achei interessante.

-Entendi. Interessante. E aqui no seu curriculum não diz, mas você tem algum curso de informática? Algum curso complementar?

-Tenho um cursinho de telemarketing e um de três meses de segurança do trabalho.

-E porque não colocou no seu curriculum estas informações? São informações importantes.

-Eu sei. Preciso atualizar esse curriculum.

-Com certeza. Olha,Gilmar, eu vou ser sincero com você. Com seu curriculum realmente vai ser difícil te empregarmos aqui na empresa. E antes que faça cara de frustração me escute.

-Tá bom.

-Nossa empresa trabalha com dinamismo. Vira e mexe estamos trabalhando com o pessoal do estoque. Requisitamos muito os serviços desse departamento e, às vezes, o pessoal vira a noite aqui na empresa. Creio que você, sem qualquer experiência nesta área, não vá se adaptar. Além do mais que você quer fazer faculdade. Essa disponibilidade de horários que essa vaga pede vai totalmente contra seus planos, entendeu?

-Entendi. Mas é tão difícil assim estocar? Poxa será que se precisa mesmo de um ano de experiência para estar preparado, senhor?

-Sei que parece besteira, mas realmente é preciso. Há uns anos atrás,quando eu era um moleque de dezoito anos, eu me perguntava para que serviria a matemática. Eu odiava a matéria, odiava a escola, só gostava da minha professora de sexta série, a Marly, aquilo ali foi o centro das inspirações de minhas primeiras masturbadas. Porém, eu odiava a matéria. Os anos se passaram e meu pai me chamou para trabalhar aqui na empresa com ele, no setor das finanças. E quem eu justamente encontrei nesse setor?

-Sua professora gostosa?

-Não, sua mula! A matemática! E até hoje eu agradeço por tanto ter odiado, pois só assim eu ganhei estímulos para aturá-la e me tornar o cara que meu pai foi para empresa.

-Por que me contou isso tudo?

-Não sei. Às vezes tenho esses surtos nostálgicos. Enfim,queridão, vou deixar seu currículo com o pessoal do R.H e assim que abrir uma vaga que se encaixe no seu perfil, a gente te liga.

-Ok. Eu agradeço.

-Sabe onde é a saída?

-Sei sim, na portinha vermelha de vidro.

-Não, ali é o banheiro. A saída é na porta verde com a tinta descascada.

-Tenha uma boa tarde.

-Você também,Gilmar. E uma dica: Faça algum curso complementar, cara!

-Irei fazer.

Gilmar saiu pela porta qual o homem gordo de terno o havia indicado. Saíra cabisbaixo e segurando o envelope de papel pardo debaixo dos braços deixando uma escura de molhado, devido ao contato com o seu suor.

Apertou o botão do elevador. Enquanto esperava, abriu sua mochila sem tirá-la das costas, porém fazendo uma manobra de malabarista para tentar abrir o menor bolso lateral. De dentro do bolso retirou seu mp3. Colocou os fones em seu ouvido, ajeitou as alças da mochila e ficou parado esperando o elevador chegar ao seu andar.

Foi então que sentiu alguém se aproximar. Era a secretária do homem gordo com quem estivera minutos antes. Ela carregava consigo um bloco de papel pautado.

-Você é o gilmar,não é?

-Sou sim.- respondeu com os olhos pregados no decote generoso da secretária.

A moça revirou alguns papéis no bloco e destacou um pedaço, rasgando-o.

- O chefe mandou eu te entregar esse endereço.

-Endereço? O que é?

-Endereço é o nome da rua, casa ou loja qual você procura. É de grande utilidade para os carteiros. Entendeu? Tipo localização...

-Eu sei o que é um endereço, senhorita. Endereço de que?

-Ah sim. É o endereço de uma agência de empregos lá na Praça XV, no centro, você conhece?

-Conheço sim.

-Então, ele disse para você estar sexta-feira, às nove e meia da manhã para uma seleção para a área de assistente administrativo. Ele vai estar lá e vai tentar ajudá-lo.

-Nossa que legal!

-Pois é. Olha, o elevador chegou. Boa sorte.

-Obrigado peitud... Patrícia.

A moça sorriu e voltou para a sala de onde saíra, com seu andar sexy-executivo.

Gilmar fitou o papel sorrindo.

Fez outra vez a manobra malabarística para guardá-lo dentro de sua mochila.

Entrou no elevador ainda com um sorriso bobo no rosto. Encarou-se no espelho retangular qual era possível ver o reflexo de seu corpo inteiro. Ajeitou o cinto. Dobrou um pouco mais a manga de sua blusa social, e aumentou o som de seu mp3.

Ainda andou muito até achar algo que não pedisse experiência.

Cansado de procurar, resolveu vender cachorro-quente na praia até a situação melhorar.

E caso interesse, a vaga que aquele camarada ofereceu para ele, o endereço era de uma instituição de doentes mentais... o mercado de trabalho é mesmo cruel! Muito cruel!