Um carioca no inverno do Sul

Minha irmã casou-se com um rapaz da cidade de Caçador/SC, e lá foi morar.

Após insistentes convites para visitá-los, tomei coragem e em minhas férias de julho fui para lá "hibernar" por uns dias. Para quem não sabe essa cidade não é tão famosa quanto São Joaquim, mas vai fazer frio na...! Consta no Guiness como a cidade que tem a maior diferença de temperaturas num mesmo dia e recorde brasileiro, oficialmente reconhecido de -14º C e -17º C, não oficiais.

Meu cunhado era proprietário de um estabelecimento onde nunca faltam clientes. Pode somente haver concorrência.

Tratava-se de uma funerária. E como tal funcionava durante 24 horas, pediu-me para fazer um pequeno plantão noturno enquanto ele ia "garimpar" num hospital.

Acostumado com a temperatura do RJ, parecia que eu estava num frigorífico, e de tanta friagem me senti um eunuco.

Embora com certo medo, não tive outra alternativa: entrei numa urna, toda acolchoada, fechei a tampa e deixei entreaberto somente um pedacinho do "visor", apropriado para quem olha de fora, é claro.

Uma lição ficou: Só aceitarei convites para onde houver sol.

Que maravilha é o RJ. Até os pingüins estão vindo para cá. Sabidões!

mejt
Enviado por mejt em 31/07/2008
Reeditado em 06/11/2012
Código do texto: T1105467
Classificação de conteúdo: seguro