SEM ESCOLHA

Todos nós temos as nossas preferências:Café com açúcar ou adoçante?Cerveja ou vinho?Suco de laranja ou de acerola?Ou os dois juntos?Teatro ou cinema?Louras ou morenas?E por que não as ruivas ou as negras?Aplicar seu dinheiro na bolsa ou comprar um imóvel?Fazer hidroginástica ou pilates?Viajar para a Austrália ou para a Nova Zelândia?Esta última dúvida,só no caso de você estar muito bem de grana,é lógico.

O importante nisso tudo é você encontrar seu jeito particular de curtir a vida.

Entretanto(sempre existe um entretanto,não é mesmo?),em determinadas circunstâncias não temos direito a uma escolha;só nos resta respirar fundo e aguentar firme.Enumero abaixo algumas situações onde isso acontece:

Situação um:

Você está no shopping com sua namorada e tem que "aliviar" a bexiga.Vocês acabaram de assistir aquela comédia romântica que ela insistiu tanto para ver.Carinhosamente você dá um beijo na sua amada e entra no banheiro;faz o quê tem de ser feito,lava as mãos com aquele sabonete líquido vagabundo e procura um lugar para secá-las.É aí que você depara-se com a bendita secadora de ar quente que algum gênio inventou para economizar papel.Ao colocar as mãos embaixo do jato de ar você descobre que,ao invés da água evaporar,ela simplesmente escorre até seus antebraços melando tudo.O resultado será ainda pior se você estiver vestindo camisa de manga cumprida.Resultado:Você sai com as mãos úmidas e tem que acabar de enxugá-las na calça ou na camisa,pois é a única alternativa disponível.Não é uma escolha.

obs)Ainda bem que os shoppings já estão instalando dispensadores automáticos que fornecem toalhas de papel reciclado.Assim,preserva-se o meio ambiente e as nossas mãos(e calças e camisas)ficam secas.

Situação dois:

O saco de pipoca está no seu colo,as luzes são apagadas e a projeção começa.Você prepara-se para ver o filme tão aguardado.No entanto,você vai passar os próximos vinte minutos aturando propagandas,avisos contra pirataria,e informativos que vangloriam-se de trazer o "mundo lá fora" para dentro da sala de cinema.Ora;eu fui ali justamente para esquecer um pouco o "mundo lá fora".Se eu quisesse realidade naquele momento,eu teria ido para alguma palestra sobre a situação da economia na América do Sul,ou sobre a escassez dos recursos naturais.Contra minha vontade,sou informado que o Quinze de Piracicaba empatou com o Itumbiara pela terceira divisão,ou que o rinoceronte albino da Indonésia está ameaçado de extinção...Eu posso até fechar os olhos e tapar os ouvidos,mas aí corro o risco da minha namorada comer toda a pipoca.Não é uma escolha.

Situação três:

Quem mora no Rio de Janeiro sabe:A vistoria anual veicular é um porre.Se você leva primeiro seu carro na oficina para regular o motor e trocar os filtros,é "batata":quando chega no posto de vistoria,o equipamento que avalia a emissão de gases poluentes não está funcionando,e você tem o seu veículo aprovado com facilidade.Aí,no ano seguinte,você está sem tempo para dar um pulinho no mecânico,mas leva fé que a vistoria vai ser igual a última;tranqüila.No entanto,para sua infelicidade,o rigor agora está no auge,e você é reprovado.Tem que voltar outra vez,outro dia,outra semana.Não é uma escolha.

Situação quatro:

Se as pessoas pudessem escolher um modo de começar a semana de trabalho,votariam pela abolição da manhã de segunda feira como dia útil.Pensem bem:Seria maravilhoso se todos nós tivessemos um fim de semana de dois dias e meio,reservando a manhã de segunda para nos recuperarmos dos excessos(ou da ausência deles)do sábado e domingo.Mas isso é uma utopia.Acordaremos pensando como o final de semana passou rápido,e inventaremos razões suficientes(contas,planos,metas,deveres,responsabilidades) para "tocar o barco".Não é uma escolha.

Situação cinco:

O Leão africano,depois de comer,deita-se a sombra da árvore na savana e tira uma soneca.Você pode até dizer que esse não é um bom exemplo,que geralmente o Leão só quer saber de comer,dormir e transar(não necessariamente nessa ordem),mas o padrão se repete em grande parte do reino animal.Então eu pergunto:Por que nós,que integramos a espécie dominante do planeta,temos que lavar a louça depois do jantar?Justamente quando as enzimas digestivas estão "quebrando" os nutrientes contidos nos alimentos em moléculas menores,mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo,e o sangue concentra-se no estômago e intestinos,nos deixando com aquela sensação de moleza;nossa esposa(se somos casados),ou nossa mãe(se somos solteiros) nos obriga a fazer a nossa parte,que é lavar a louça que usamos.Num primeiro momento temos a idéia de deixar tudo na pia e ir ver um pouco de TV,mas imediatamente lembramos o quão difícil será levantar do sofá ou da cama depois de instalados para,antes de dormir,passar a esponja nos pratos e copos sujos.A única opção é nos violentarmos e fazer o serviço.É desumano.Não é uma escolha.

Por outro lado;se tudo na vida fosse fácil,não teria graça....