A Raquete Elétrica e a Tese de Mestrado.
Os números em vermelho brilhante do rádio relógio marcavam uma e meia da madrugada.Cillian tentava dormir desde as nove.Do outro lado da cama,sua esposa não se mexia;dormia o sono dos justos.Era impressionante a facilidade da mulher em cair nos braços de Morfeu,pensou o insone.
No dia seguinte,as nove horas da manhã,Cillian defenderia sua tese de mestrado,preparada durante dois anos com esmero e dedicação ímpares.O nervosismo e a ansiedade contribuíam para a falta de sono,mas o vilão,ou melhor,os vilões;eram os mosquitos.O zumbido irritante não parava:"zuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmm!"
Como não queria fazer barulho,tentou abatê-los com a mão.Após várias "espanadas" inúteis,foi ao banheiro urinar.Quando voltou,a mulher estava sentada da cama,com o travesseiro no colo.Bocejando,ela disse:
__Eu falei para você tomar maracujina antes de deitar.
__Eu não estou nervoso!São esses pernilongos!
__Vai para o outro quarto.
__Está pior lá.
__Como você sabe?
__Ao ir no banheiro,passei nele para pegar um cobertor.Fui atacado de imediato.Tem um exército deles lá!
__Liga um pouco o ar .
__Tá maluca!Com um frio desses?E a minha alergia?
__ Você quer transar?
__Não!Vai tirar a minha concentração e me cansar.Preciso estar inteiro amanhã.
__Então eu não sei..Espera aí!A empregada deixou aqui em casa uma daquelas raquetes de matar mosquitos.Ela não queria levá-la no ônibus cheio.
__Onde está?
__Na cozinha,em cima da mesa,dentro de uma bolsa amarela.
Cillian foi até a cozinha e voltou com a raquete,que ainda estava na embalagem.Entregou para a esposa,que tirou o artefato de cabo negro e corpo amarelo de dentro do papelão.Apressado,Cillian pegou o "brinquedinho" da mão da mulher,e deu uma raquetada em dois mosquitos que estavam voando por cima da cama.Para sua decepção,os dois continuaram seu vôo de reconhecimento pelo quarto,zombando dele.Irritado,praguejou:
__Droga!Isso não funciona!É uma porcaria!
__Homem não presta atenção em nada mesmo!É lógico que não podia funcionar.Está sem pilha.__explicou a esposa.
__Por que você não me disse isso antes Suelem?
__Deu tempo?
__Tem pilha aqui em casa?
__Espera um pouco,eu arrumo.
Suelem abriu seu criado mudo e tirou de lá uma calculadora e um radinho.Removeu uma pilha do tipo "AA" de cada um e entregou à Cillian:
__Essas não são zero quilômetro mas devem servir.
Cillian carregou sua "arma" e recomeçou a caçada.Após três investidas mal sucedidas,acertou em cheio um pernilongo que,de tão gordo,voava devagar.O barulho foi espetacular:"ZAPT".
Entusiasmado,o caçador de pernilongos bradou:
__Esse não bebe mais o meu sangue!Mas que legal!Quem inventou isso é um gênio!Deveria receber o Nobel.
__Já que você falou em genialidade.Fala mais um pouco sobre sua tese de mestrado.Eu gosto de ouvir você explicando.
__Tudo bem.Mas eu vou falar enquanto "caço",está bem?
__Sem problemas.
__Bem;minha tese é sobre o declínio mundial da população de anfíbios,as implicações disso na natureza,e as possíveis soluções para o problema.
__Eu nunca ouvi falar nisso.E olha que eu sou casada com você,um biólogo.
__É pouco divulgado mas,entre os vertebrados,os anfíbios são os animais mais ameaçados de extinção.
__Jura?
__É verdade.__deu um "voleio" e "fritou" mais dois mosquitos.
__E por que isso acontece?
__Acredita-se que,entre outras coisas,a perda,a fragmentação e a desconexão de habitat estejam causando tudo.__abateu mais uma muriçoca que voava despreocupada,ignorando a morte iminente.
__Fale menos tecnicamente amor!
__Estamos destruindo as florestas,separando as porções de mata remanescentes,e desconectando essas matas dos rios e lagoas.Assim os sapos,por exemplo,que quando girinos vivem na água e ao ficarem adultos vão para a terra seca,sofrem para completar seu ciclo de vida,o que causa a morte premartura da maioria dos filhotes.
__Eu adoro te ver falar da sua profissão.Você fica tão sexy.
__E olha que eu nem citei a introdução de espécies exóticas,as doenças emergentes,os poluentes,as mudanças climáticas,a radiação UV-B.....
__Você acha que há esperança para os sapinhos?
__Particularmente estou pessimista.Mas observei nas minhas andanças pelos mais variados lugares deste Brasil,que existem indivíduos mais resistentes dentro de cada população animal.Eu acho que se dermos uma chance à eles,a natureza faz o resto.__passou a raquete em baixo da cama,e a trouxe com quatro mosquitos,que estalavam com as descargas elétricas.
__Sabe de uma coisa?
__O quê?
__Em baixo do pijama,seu peito está até mais musculoso depois desse esforço todo.Venha cá.Larga essa raquete.
__Querida;amanhã é um dia importante.
__Por isso mesmo.Vamos relaxar..
Ao abraçar a esposa,Cillian sentiu como estava quente o corpo de Suelem.Segundos depois,ele estava "fervendo" também ....
Grudado no teto,um último pernilongo observava tudo.Na teoria de Cillian,o inseto seria um dos sobreviventes.Aqueles que garantiriam a sobrevivência da espécie.
No dia seguinte,com enormes olheiras,Cillian enfrentou a banca de examinadores e teve sua tese aprovada com louvor.