ESSAS DESALMADAS MULHERES. . .

Que Adão foi dotado de uma alma imortal não é motivo de dúvida alguma pelos que seguem a linha dualista sobre a natureza e destino humanos. Afinal, a Bíblia diz que o Criador soprou-lhe nas narinas, particularmente, o “fôlego de vida”, o que, no entendimento desses amigos, é a “prova” maior de que esse “fantasminha camarada” que não morre de jeito nenhum está lá, preparado para entrar em ação quando o indivíduo dá o último suspiro. Morre o corpo, mas não a alma, é o pensamento que prevalece “ecumenicamente” entre cristãos católicos, ortodoxos, protestantes, espíritas, e também entre pagãos de todos os matizes.

Mas dentro da linha de pensamento desses amigos, vamos imaginar a cena da morte de Adão. Coitado, viveu 930 anos e. . . morreu! A Bíblia não diz, mas pensemos na hipótese de que Eva morreu primeiro. Afinal, ela tinha seus traumas que a torturavam mentalmente por toda a vida. A iniciativa de comer o fruto proibido e induzir o maridão a fazer o mesmo, depois ver a cena do filho amado Abel, tão religioso e trabalhador, morto pelo próprio irmão. . . Pobre Eva, a vida começou-lhe tão bela, mas as coisas se complicaram para a primeira mulher e mãe. Morreu meio de desgosto, bem antes de Adão.

Quando o nosso primeiro pai chegou no céu, conta-se que estava diante de São Pedro, nos portões de pérola dos páramos da glória. Enquanto esperava o seu registro nos livros de recepção celestial, comentava:

“Estou ansioso para rever minha amada esposa Eva. Sabe, ela foi criada como o mais belo animal sobre a Terra, e eu a amava muito. Tanto que sabia que ela havia caído no conto da fruta, que o capeta lhe armou. Mas eu não podia viver sem a sua companhia, e resolvi participar do esquema, desse o que desse. . . E o que deu foi bem mau, mas, paciência. . . .”

Como podem ver, Adão era um eterno romântico. . .

“Ora, Adão, você não sabe que aqui no céu não existem mulheres?”, disse-lhe o porteiro celestial”.

“Como pode ser isto?! As mulheres não entram no céu? Perdem-se todas, então?!”

“Não, elas apenas entram no descanso eterno, tal como os animais. Veja bem, o Criador soprou nas suas narinas o fôlego de vida, e isso não foi feito nem nos animais, nem na mulher. . .”

“Bem, mas nem todos os animais têm mesmo narinas para que lhes fosse soprado esse fôlego. E também se o Criador fosse soprar nas narinas, ou seja em que parte for, de um por um dos animais, a obra da Criação iria levar muito mais do que os sete dias. . .”

“Pois é, mas Eva não recebeu esse fôlego especial, que garantiu a você eternidade quando o seu corpo morreu. Aqui no céu temos um enorme e eterno ‘Clube do Bolinha’, para usar uma designação conhecida de alguns terráqueos”.

“Mas eu nunca poderia imaginar uma coisa dessas! Quer dizer que não entra mulher no céu?!”

“Exatamente, aqui mulher não entra. Veja que na Bíblia só aparecem homens como personagens que habitam o céu. Começa por Enoque--homem--que foi arrebatado em vida. Depois houve Elias--homem--que até apareceu no Monte da Transfiguração com Moisés, outro homem. No Apocalipse lemos sobre os 24 anciãos--todos homens. Não há nada de ‘anciãs’. . . A briga entre Miguel (nome de homem) e o diabo indica adicionalmente essa exclusividade masculina para habitantes do Paraíso. E acaso você já ouviu falar em ‘anja’, ‘serafina’, ‘querubina’? Isso nunca existiu. Aqui só há mesmo anjos machos. . . . ”

“O céu é um enorme convento, com a diferença que não se usa batina, e o canto não é gregoriano”, acrescentou um anjo auxiliar que assistia a Pedro nas portas do céu.

Adão não entendeu muito bem essa história de “convento”, pois isso não era do seu tempo. Mesmo assim, comentou:

“Puxa, que coisa! Pobres mulheres. . . São então seres desalmados! . . . Bem que eu achava mesmo esquisito que as mulheres que eu conheci, e até gerei, não tinham muita piedade dos homens. Eles tinham que fazer tudo direitinho, segundo elas determinavam. . . Se não, o resultado era ir dormir no sofá. . . Isso me aconteceu algumas vezes. . . ”

“Não se preocupe, Adão. Aqui você terá muita coisa para distrair sua atenção. Mulher é mesmo um bicho perigoso. Talvez o pensamento era não trazê-las para cá, pois já pensou se uma delas fosse cair noutra tentação e começasse toda a bagunça de novo?!”

“É, eu até entendo. . . Mas onde está minha mansão eterna que deve estar preparada para mim?”

“Oh, isso não existe ainda. Estão em construção para serem ocupadas para quando ocorrer o Advento e os homens salvos ressuscitarem e vierem para cá”.

“Mas onde eu vou morar enquanto isso?!”

“Não se preocupe, há abundantes acomodações sob as árvores, e já que você tem tanta experiência como jardineiro, não ficará sem ocupação. Há muito jardim para preparar junto às eternas moradas em construção”.

“Tudo bem, de fato eu preciso de muita ocupação para não ficar pensando na eterna perda de minha amada companheira”. . .

“É assim que se fala”, completou Pedro, já concluindo o registro do nosso ‘homo sapiens’ pioneiro.