Para resgatar a História de Santa Branca foi fundamental o livro de João Neto
Caldeira, lançado em 1932..,, a quem presto minha sincera homenagem.
História possível de ser resgatada devido as fotos feitas por  João  da Silva Abreu./1877-1963 celebridade santabranquense,a quem também rendo homenagens...
Este arquivo histórico possibilita esta expressão de amor pelo povo hospitaleiro
assim como pelos grandes homens que com muita coragem,desbravaram as matas e fundaram o povoado de brasileiros e portugueses.
Á família de Brito de Godi pertence uma extensa área de terras a margem esquerda do Rio Paraíba do sul, onde  casas de sapé foram construídas e a pesca se introduzia como meio de  sustento e econômico da comunidade.
Joaquim Nogueira, homem influente por sua garra e coragem, pediu  a Brito de Godoi um "padaço" de terra para a construção da capela de Santa Branca. Um Patrimônio para a Vila! Daí a origem da fé enraizada na alma e no coração do povo santabranquese.
Através da Capela a visão de todos voltava-se para a Terra Santa.. Terras beijadas pelo Rio Paraíba do sul! O cultivo da café iniciava-se e surgia como um  chamarisco á homens de alto poder aquisitivo.
Rapidamente florescera o povoado e a pedido do Sr Bispo Diocesano a  Capela da Santa Branca ser reconhecida em 22 de maio de 1832, data que marca a fundação  e aniversário da Cidade!
O Primeiro Vigário da Paróquia de Santa Branca foi Sr.Phigino, escolhido pelo Bispo de São Paulo , D.Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade.
Parabéns á todos o povo de Santa Branca que fielmente, até hoje  rendem homenagens aos antepassados, homens corajosos e de uma fé que remove a todo impecilho!
Filha desta  terra, rendo milhas homenagens através das telas que expressam com suas cores vibrantes as matas, os rios, as plantações, meios de transporte, igrejas e casarios.
Cores retiradas do arco íris dos céus de Santa Branca, terra de povo hospitaleiro, que viveu histórias  que não vivi, mas trago n'alma e na arte!
Meus agradecimentos á todos que direta ou indiretamente me ajudaram a reconstruir esta História!
Gaivota Feliz
Enviado por Gaivota Feliz em 20/05/2008
Código do texto: T997215
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.