HOMENAGEM A ESCRITORA MARILENA ORSONI (Luc Ramos)

Homenagem a escritora Marilena Orsoni

(Luc Ramos)

Outro dia eu estava lendo uma das tantas histórias do Tunico, personagem que a Marilena Orsoni criou, e chegou inclusive a contar suas estórias em uma radio evangélica que não está mais no ar. no estudio da radio ela recebia telefonemas das crianças e interagia com eles, sempre finalizando com uma bela mensagem. As vezes, por ocasião de alguma festa na igreja ela colaborava com o Pastor da mesma, fazendo o Tunico ao vivo,brincando e cantando com as crianças.Depois, por causa de problemas alheios a sua vontade a igreja que ela frequentava perdeu a concessão da Radio Comunitária que proporcionava toda essa alegria a criançada. Passou então a escritora Marilena a escrever as histórias (estórias) do Tunico, com intuito de escrever um livro. Tive a honra e a oportunidade de ler o original da obra, e achei muito bom, de uma leveza digna do carater e da pessoa da autora em pauta.

Por isso eu cheguei a conclusão que, escrever histórias (estórias) para crianças não é brincadeira, é coisa seríssima...

O conhecimento infantil é essencialmente intuitivo.

A criança tem ainda, uma percepção, sincrética, sendo assim, ela não capta suficientemente as relações, tipo: causa, tempo, etc.

A criança quando descreve, fá-lo na seqüência em que vê ou sente, quando narra, aponta o imediato, o objetivo.A sua criatividade e a sua originalidade brotam de uma percepção espontânea diante da experiência de vida, e a criança deixa-se guiar naturalmente pela singularidade de sua fantasia ainda leve e desinibida.

Por isso é que eu acho muito difícil escrever para crianças.

E é dentro desse contexto que eu quero homenagear a escritora Marilena Orsoni, que me faz rir e crer ainda que no decorrer de uma descrição, ela aproveita as idéias aparentemente infantis, e ali introduz conselhos, moral da historia e mesmo sugestões para com isso ampliar ainda mais os primeiros passos infantis para o futuro.

Histórias (estórias) tais quais: UMA FESTA NA ESCOLA (textos com c e ch) O JIPE DO TIO GINO (textos com g e j), O DENTINHO QUE NÃO TINHA FORÇA PARA NASCER, FUNGA-FUNGA, O PORQUINHO DO TUNICO.

Tais textos, entre tantos outros que ela escreve, são de uma singeleza espontânea e aconselhadoras, e a leveza de texto e linguagem, facilitam a leitura alem de educar.

Portanto, aproveito este espaço e homenageio esta escritora cujo talento merece uma Editora de porte, para que seus textos possam chegar a todos os lares, levando mensagens honestas e significativas para a nossa infancia tão carente de boas leituras. Alem da saudavel e devida renovação e continuidade de grandes textos infantis.

By Luiz Carlos Ramos