Comemorado o 2º aniversário de fundação da Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada e o de 138 anos de nascimento de seu patrono.
Na data de 29 de abril de 2008, as 19:00 horas no auditório do Centro Cultural Maestro José Figueira, no município de Paty do Alferes, realizou-se a solenidade do 2° aniversário de fundação da Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada, bem como dos 138 anos de nascimento de seu patrono, autor da letra do Hino Nacional e membro da Academia Brasileira de Letras.
Ao evento estiveram presentes os acadêmicos, seus familiares e amigos, autoridades, políticos, literatos e representantes da comunidade e municípios vizinhos.
A programação foi iniciada com o canto do Hino Nacional interpretado pelo acadêmico, teatrólogo e diretor municipal da Divisão de Cultura, Marcelo Basbus Mourão, acompanhado do músico André Furtado. Em seguida, houve a entrega do título de sócio honorário aos homenageados e a palestra “Homem de Pedra” realizada pelo historiador Ivandro Martins de Paula. Antecipando ao Recital de Poesias, o acadêmico Francisco José dos Santos prestou homenagem a ALJODE. Registrou-se também a apresentação do Coral do CIEP Joaquim Osório Duque Estrada, da Orquestra de Flautas regida pelo maestro Perácio e do cantor Arthur Melodia.
O encerramento foi feito pelo presidente da Academia de Letras, Felisberto Freitas Costa que, após agradecer a presença de todos, procedeu a uma breve retrospectiva da difícil, porém gratificante caminhada da ALJODE.
Paralelamente ao coquetel de confraternização, realizou-se ainda o lançamento do Selo Editorial Joaquim Osório Duque Estrada e a inauguração do Busto de Manoel Congo no Jardim de Inverno do Centro Cultural Maestro José Figueira.