O belo por do sol de Brasilia

Ao olhar o belo por do sol de Brasília, pude observar os detalhes, que talvez e Insignificantes para alguns, mas que para outros são meios de ternura e beleza poética, compreendo que é as pequenas coisas que mostram o quão belo é a vida e todos os seus pormenores.

Foi num fim de tarde de um domingo, que pude observar a paisagem mais marcante de Brasília, que não são apenas seus magníficos prédios de Lúcio costa e nem a arquitetura de Niemeyer, ou sonho de Jk impregnado em cada projeto da cidade, mas sim o lindo por do sol, brilhando num tapete verde amarelado, defronte a torre de TV e no meio da esplanada dos ministérios; mas o que me chama atenção, e como as pessoas passam por essa imagem todos os dias, e muitas vezes não importam com essa magnitude natural, exceto aos amantes da poesia, ou aos apaixonados pela vida, e diante de uma sociedade moderna que o senso de sobrevivência deixa passar despercebido o maravilhoso espetáculo que Deus criou.

E fato que o homem consegue construir magníficos edifícios, belos jardins, carros pomposos, outros artefatos gloriosos da tecnologia, mas a beleza natural ainda supera e encanta a todos, com os pequenos detalhes, porem grandiosos em sua essência. São as cores das plantas, na diversidade de flores, e também do sol em todo o seu esplendor, belo em todo momento, desde o alvorecer, no decorrer do dia, e finalmente no termino de seu raiar; temos a noite os seus luminares, que o homem não consegue criar algo igual; certo dia contemplei uma imagem de satélite da terra no período noturno, algo muito lindo, mas olhando da terra não se compara com a imagem que temos todas as noites, um céu azul escuro, perfurado com as brilhantes estrelas, e a deslumbrante luz branca e enérgica da lua.

Como disse a pouco o que e mais marcante pra mim em Brasília, e o seu belo por do sol, em frente a minha casa, existe uma pequena área rural, onde temos plantações e uma pequena criação de gado, logo à frente a estrada que divide duas cidades satélites, e do outro lado há um conjunto de arvores de eucaliptos, mas bem próximo uma fabrica de alimentos, a principio não parece ser uma boa imagem, ate chegar ao fim da tarde, e algo indescritível; acredito, que somente os poetas podem descrever melhor o quão e maravilhoso o que vejo todos os dias; um céu com três cores exuberantes, primeiro um azul celeste, contrastando com a cor do sol, e tocando no verde dos eucaliptos e o tapete diversificado de gramas e plantas silvestres, deslumbrando a beleza que o homem não pode criar. E ai que passo a admirar a maravilhosa criação de Deus, refletindo sobre o salmo que diz “os céus declaram a Glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.

Infelizmente essa bela paisagem dura apenas alguns momentos, de fato e algo que alivia a angustia, de ver uma cidade que não e generosa com sua terra, porque encravaram nela a mão humana com suas mazelas, ferindo-a com suas ambições, e falta de amor a vida, são incompreensíveis com ela, posso ver isso em uma outra faceta marcante de Brasília, a cor da vegetação e vermelha, estou convicto que o cerrado esta sangrando, o culpado e o homem que deixa ser levado pelas suas maldades, mas apesar disso há esperança, dias melhores virão, porque não e todos os homens que deixam o mal dominar, existe sim pessoas que amam a vida e seus pormenores, e lutam pelo respeito à natureza e a vida.

Eliel L. Eleutério, homenagem a minha cidade natal.

leleuterio
Enviado por leleuterio em 20/04/2008
Reeditado em 20/04/2008
Código do texto: T954546