Lácio

Algumas vezes eu a ouvi chamá-lo assim.

O poeta Olavo Bilac disse da nossa língua "A última flor do Lácio, inculta e bela". Segundo alguns a Portuguesa é a mais elaborada das línguas que têm origem no Latim. Não seria por acaso que conseguimos entender melhor o Italiano e o Espanhol do que nos entendem il fratelli e los hermanos , mas isso é outra história.

O que eu dizia é que ela o chamava algumas vezes de Lácio, uma forma carinhosa de abreviar o seu nome. Com certeza já sabia que seu marido era um mestre das letras. Para ele, ela era "A Deusa da Minha Rua", como já escreveu neste mesmo recanto. Também seria um maquinista de primeira categoria, conduzindo trens e gentes em segurança por muitos quilometros depois. 

Foi ele quem primeiro me incitou a aprender, naqueles domingos de almoço em família. Duelávamos sobre história, geografia, conhecimentos gerais, futebol... e ele mostrava domínio sobre uma quantidade de assuntos que só me faziam admirá-lo e me motivavam para aprender sempre. Quem sabe um dia eu chegaria àquele nível. Pouco adiantava então.

Pouco adianta hoje ainda, mas continuo tentando. Se agora eu pelo menos sei que não sei de quase nada e continuo ávido por aprender e melhorar a cada dia, devo muito a ele.

Viajei muitas vezes e não tenho nem uma ínfima parte do seu conhecimento do mundo. Lí bibliotecas inteiras e não aprendí metade do que ele já sabia. Estou no chamado "mundo corporativo" desde os 11 anos e de pessoas e coisas da vida é ele quem pode dar aulas completas.

Só temos uma divergência irreconciliável e uma convicção férrea de que estamos certos em nossos julgamentos. Ele jura que o maior jogador da Ponte foi o Bibe, eu aprendí a admirar acima de todos o mestre Dicá. Sobre isso guardamos um silencio respeitoso, ambos cientes de que o outro não vai ceder nunca.

Se alguém um dia quiser deliciar-se com o verdadeiro escritor e poeta da família, visitem o Laercio, uma pessoa com uma força interior imensa , um exemplo, um grande homem : meu irmão.

Leonilson Rossi, Março de 2008
.
Leo Della Volpe
Enviado por Leo Della Volpe em 26/03/2008
Reeditado em 25/02/2012
Código do texto: T918025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.