Nota de falecimento
Caros leitores, quem vos escreve é Kenia Tinôco... breve, mas sincera amiga desta mulher incomum e rara chamada Maria José Furtadinho Sarmento.
Eu a conheci a pouco mais de três meses, apenas. A primeira impressão que tive não pode ser chamada de impressão, mas profundos respeito e admiração. Eu a conheci com noventa anos e aos trinta e quatro desejei para mim aquela força e lucidez.
Tive a honra de receber de suas mãos seus escritos, digitados por sua filha, impressos num caderno espiralado. Eu estava curiosa, mas a falta de tempo fez-me criar oportunidade para começar a lê-lo quase uma semana depois; não pude mais parar. Li o caderno em uma noite, pois seus versos construindo a trama de sua história me capturaram até seu desfecho. Pedi sua permissão para publicá-los aqui e o faço e farei até suas últimas palavras.
A cada quinze dias salvava as páginas do Recanto com seus textos e comentários recebidos, punha-as no note-book da Gau (uma amiga em comum) e levava para que ela visse com seus próprios olhos suas coisas publicadas e admiradas por leitores de diversas partes deste mundo que é o nosso país. Fazia questão de responder os comentários e eu apenas os postava. Ela me era tão grata que até sentia-me culpada por sentir-me tão grata àquele brilho nos olhos, àquela alegria, àquela exaltação inocente por não entender muito bem o que era a “internet” e como centenas de pessoas a estavam lendo naquele instante.
Há pouco mais de duas semanas telefonei e disse que pretendia levar-lhe o “relatório” quinzenal, quando ela me disse que esperasse até o dia seguinte, pois estava indo ao Hospital para fazer alguns exames. Ela não voltou.
Hoje, após dias de incertezas e coma profundo, ela passa a inspirar-me em outro plano. Confesso descaradamente a inveja que sinto dos que a tiveram por mais tempo e percebo que mesmo estes a queriam por muitos outros anos, tamanho é o amor que inspirou em cada um dos seus. Entretanto tenho o dever de sentir-me grata pelo pouco que tive, pois sei que se cada um de nós tivesse a mesma sorte sentir-se-ia tão especial quanto eu me sinto agora.
Continuarei dividindo suas palavras com vocês, na certeza de que seus olhinhos estarão brilhando a cada comentário e cada leitura dedicados às suas palavras, no lindo lugar em que está, por puro merecimento.
Sem mais.