15° TRIBUTO A ROQUE SANTANA
Hoje, 16 de novembro, marca mais um ano da ausência física de Roque Santana.
São 15 anos desde que nos deixou, mas a saudade permanece viva e constante, alimentada pelas lembranças de um homem singular, cuja presença jamais será esquecida.
Roque foi mais que um advogado de brilhante intelecto; ele foi um verdadeiro amante da vida simples e das raízes no campo, onde se sentia em casa entre cavalos e a natureza.
Seu amor pelo campo, aliado à sua dedicação inquebrantável à família, revelava um homem de coração hospitaleiro, sempre disposto a receber com alegria parentes e amigos, sem jamais saber dizer "não" a quem precisasse de sua ajuda.
Em 15 anos de tributos dedicados a Roque, não houve uma só de suas virtudes que tenha passado despercebida.
Cada palavra foi uma tentativa de traduzir o homem generoso, íntegro e amoroso que ele foi, mas já não encontro vocabulário capaz de abarcar tudo o que ele representou para nós.
A saudade é grande, e o lamento mais profundo é que ele não tenha tido a oportunidade de conhecer seus quatro netos lindos, que certamente herdariam sua sabedoria e bondade.
Mesmo ausente fisicamente, sua memória continua a nos inspirar e guiar, como um farol de luz e amor eterno.
Com gratidão eterna e uma saudade que o tempo não apaga, seguimos honrando sua memória, Roque, em cada gesto e em cada lembrança.
Que seu descanso seja tão sereno quanto os campos que tanto amava, e que nossa saudade continue a ser um tributo diário de amor.
Imagino, hoje, que Roque cavalga serenamente nos pastos celestiais, livre e em paz, como sempre amou fazer.
Com uma floração de saudade,
Manoel Lobo
16/11/2024