GOIÁS – O Mais Lindo e Generoso do Brasil!
Goiás, terra abençoada por Deus, repleta de riquezas, abundância e fartura!
Goiânia, a rainha do Planalto Central - sempre radiante e majestosa - esbanja simpatia, beleza e prosperidade. A mais brilhante e magnífica estrela de uma vasta constelação de 246 lindíssimas cidades!
Goiás, sem dúvida, é o estado mais generoso do Brasil! Atendeu ao pedido do presidente JK, cedendo suas terras para abrigar Brasília – a mãe de todas as capitais brasileiras. Em 1988, na nova Constituição, dividiu-se ao meio, dando origem ao estado-irmão e caçula da nossa federação – o querido Tocantins.
Goiás é realmente um lugar único e especial, cheio de preciosidades, surpresas e muita personalidade. Tem coisas que só existem lá, como se diz por aquelas bandas: “Isso é coisa de goiano!”
Goiás encanta e fascina, com cidades como Bom Jardim, Flores, Formosa, Formoso e Mimoso.
Irreverência e charme estão presente em seus municípios: o Paraiso é Alto e o Barro também, Bela é a Vista, o Buriti é Alegre, a Vila é Boa e a Estrela é do Norte.
Viajar pelas estradas de Goiás é vivenciar uma imensidão de sentimentos e emoções. Suas paisagens variadas e deslumbrantes são um deleite para os olhos e um revigorar do coração!
O Monte é Alegre e Claros, o Morro é Agudo, as Colinas são do Sul e tem também Morrinhos.
O lindo e cativante rio Araguaia é o cartão-postal de Goiás, mas o que não falta é abundância hídrica, de todos os tipos e qualidades.
As Águas são Lindas, Fria e Limpa. Tem Caldas Novas, Cachoeira Alta e Dourada, Córrego do Ouro, Hidrolândia, Hidrolina, Lagoa Santa, Rio Quente e Verde; com muitos peixes: Piranhas, Aruanã e Matrinchã.
Afortunado em riquezas minerais: Ouro Verde, Niquelândia e Cristalina.
O Campo é Alegre, Limpo, Belo e Verde; com Palmeiras e Jussara, onde se abrigam Jataí, Jandaia, Uirapuru e Inhumas.
O Sítio é d'Abadia e os Ranchos são Três. Tem Varjão, Campestre, Fazenda Nova e Porteirão, por onde passa o rebanho gordo e a colheita farta.
São inúmeras as Santas: Bárbara, Helena, Isabel, Rita, Rosa, Tereza e Terezinha. Tem Santo Antônio e muitos Sãos: Domingos, Francisco, João, Luiz, Miguel, Patrício e Simão.
O Professor é Jamil, Senador é Canedo, Leopoldo é de Bulhões, Mara é Rosa, Aparecida é de Goiânia e do Rio Doce.
Goiás é uma terra de promessas e sonhos, onde encontramos Novo Brasil e Mundo Novo.
Por lá, tem Mineiros, e um pouquinho do nosso país e do mundo: Corumbá, Petrolina, Panamá e Palestina.
Israelândia, será que foi fundada por judeus israelitas? Nova Veneza foi formada por imigrantes italianos; isso é certeza!
Goiano é mesmo criativo e original! Importaram do litoral maranhense o São Luís e colocaram em cima de Montes Belos. E não para por aí, não! Só em Goiás tem Americano do Brasil! Eita, povo diferenciado!
Isso é só uma parte; pois Goiás tem também: Serra da Mesa, Chapada dos Veadeiros, Parque das Emas, Pirenópolis, Trindade, Uruaçu, Catalão, Anápolis, Goiás Velho, Cora Coralina, poesia, história, cultura, moda de viola, gospel, sertanejo, pequi, pamonha, frango caipira, pescaria, churrasco, gente boa, do pé rachado, simplicidade, fé, sorriso, carisma, paixão e muito mais!
Quem conhece Goiás, só tem uma sensação: saudade e amor como se viu jamais!!!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Palmas - TO, Outubro de 2024.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior