A psique nossa de cada dia
Leticia Oliveira sempre foi uma estudante dedicada de psicologia, apaixonada por ajudar as pessoas a entenderem e superarem seus problemas emocionais. Estava prestes a se formar e se sentia realizada por todas as experiências que havia vivenciado durante seus estágios.
Um de seus pacientes mais marcantes era Renato, um homem misterioso e recluso que havia passado por traumas profundos em sua infância. Através das sessões de terapia, Leticia conseguia ajudá-lo a enfrentar seus medos e traumas, e aos poucos ele estava se curando.
Naquela terça-feira, após um longo dia de estágio, Leticia começou a sentir fortes dores abdominais. Inicialmente pensou que fosse apenas uma cólica passageira, mas as dores se intensificaram rapidamente e ela percebeu que algo estava realmente errado. Foi levada às pressas para o hospital, onde os médicos diagnosticaram uma apêndice aguda que havia supurado.
Leticia precisou passar por uma cirurgia de emergência, e durante sua recuperação, as sessões com Renato precisaram ser suspensas. Ela sentia falta do contato com seu paciente, da sensação de estar ajudando alguém a se curar emocionalmente. Mas agora era ela quem precisava se curar física e emocionalmente.
Enquanto se recuperava no hospital, Leticia refletia sobre sua vida e suas escolhas. Ela sempre foi tão focada em ajudar os outros que se esqueceu de cuidar de si mesma. Percebeu que também precisava de apoio e cuidado, assim como seus pacientes.
Quando finalmente recebeu alta e voltou para casa, Leticia decidiu que precisava fazer algumas mudanças em sua vida. Ela ligou para Renato para comunicar que as sessões seriam suspensas por um tempo, mas que ela voltaria assim que estivesse completamente recuperada.
Renato ficou surpreso com a notícia, mas compreendeu a situação de Leticia. Ele se sentia grato por tudo o que ela havia feito por ele e estava disposto a esperar o tempo que fosse necessário para que ela se recuperasse totalmente.
Enquanto isso, Leticia se permitiu descansar, se cuidar e buscar seu próprio equilíbrio emocional. Ela aprendeu a lição de que só poderia ajudar os outros se estivesse bem consigo mesma em primeiro lugar.
Com o passar dos dias, Leticia foi se sentindo cada vez mais forte e confiante. Ela sabia que em breve estaria de volta ao seu trabalho, ajudando seus pacientes a superarem seus problemas. E, quem sabe, Renato também poderia ser parte desse processo de cura mútua.
A experiência de quase perder sua própria vida a fez enxergar a importância de valorizar cada momento, de cuidar de si mesma e dos outros. Leticia Oliveira estava pronta para voltar à sua rotina de terapeuta, mas agora com uma nova perspectiva e um coração ainda mais aberto para ajudar aqueles que precisavam dela.