TODO MUNDO MORRE... E O PROBLEMA NEM É NECESSARIAMENTE ESSE!

===============================================================================

(...) Na realidade, pensei em alguma coisa que pudesse contradizer o pensador * , quando, então, abruptamente, falou: “ Se a morte fosse mesmo o fim de tudo, seria isso um ótimo negócio para os perversos, pois ao morrer teriam canceladas todas as maldades, não apenas do seu corpo mas também de sua alma!” (Sócrates – fonte: O PENSADOR). (...)

===============================================================================

E afirmo isso baseado em alguém que veio antes de mim e asseverou assim, no tocante aos homens maus, que acreditaram em sua época e na época atual, que morreriam “já justificados” com a sociedade, com suas consciências e obviamente “com algum deus”, caso acreditassem em um, por terem agido e se comportado, da maneira como procederam!

Na realidade, pensei em alguma coisa que pudesse contradizer o pensador * , quando, então, abruptamente, falou: “ Se a morte fosse mesmo o fim de tudo, seria isso um ótimo negócio para os perversos, pois ao morrer teriam canceladas todas as maldades, não apenas do seu corpo mas também de sua alma!” (Sócrates – fonte: O PENSADOR). Mas, não a encontrei!

Então, conforme a assertiva do início, prevalece...

Sendo assim, tomando mesmo por base a própria existência do Filósofo em termos de comparação de sua vida, com a vida dos seus inimigos que o caluniaram, mentiram a seu respeito, destruíram sua reputação e finalmente, conseguiram condená-lo a morte! Não seria, não é e jamais seria justo, pois que, se ao término de suas existências, tivessem o mesmo “lugar”, tomassem dos mesmos méritos com o qual morreu resignadamente o homem e fossem ter as mesmas regalias num futuro. Isso, levando-se em consideração hipoteticamente, o fato de existir algo além e não o afirmando determinantemente. Outrossim, como diria os cientistas: “por via das dúvidas é melhor refazer os cálculos...” (Rever as perspectivas e expectativas).

Ocorre que, a falta de preocupação com esse delicado tema e esse tão atual drama, geralmente, está com as pessoas que estão muito bem colocadas socialmente, que a riqueza lhes proporcionou melhores condições de existência, o poder lhes “diferenciou” e o futuro lhe é promissor... Porque, muito ao contrário, para com aqueles que tiveram amostras nessa vida, que ela mesma não foi , não é e jamais será um “mar de rosas”, já procuram algum meio para compreender e aceitar aquilo que falara o divulgador da MAIÊUTICA, há mais de DOIS MIL E QUATROCENTOS ANOS ATRÁS!

Portanto, resumidamente falando: todo mundo morre o problema está e reside, como se está vivendo ?!

Porque é justamente a partir daí que vai se desenrolar todo seu futuro, com boas perspectivas, com ótimas notícias ou com alguma preocupação de como será e de como se vai estar!

Quanto ao meu modo de pensar e agir, estaria muito contente que as afirmativas de Sócrates não fossem verdadeiras quanto ao futuro, talvez assim eu me livraria de muitos problemas, muitas dívidas e minha alma verdadeiramente comprometida, estaria eternamente livre... Mas, não é assim e eu não posso de maneira nenhuma dar crédito as minhas errôneas observações em detrimento de alguém que morreu pela HONRA, PELA VERDADE! PELA JUSTIÇA E PELO AMOR A SUA CAUSA! Tendo em vista que orientaria para sempre a humanidade sofredora e... PECADORA!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- * SÓCRATES: viveu entre 470 a.C. e 399 a.C.: Nasceu em Atenas, na Grécia Antiga, na região do Licabeto. Era filho de um escultor e pedreiro e de uma parteira . Participou de três campanhas militares na juventude. Integrou o conselho legislativo de Atenas entre 406 e 405 a.C.