Uma Homenagem ao Prof. Samuel Aureliano da Silva
Por Nemilson Vieira de Moraes (*)
O Instituto Federal Goiano, Campus Campos Belos, comemorou em agosto de (2024), 10 anos de atividades na cidade.
Antes do evento, na sua gestão anterior, a instituição havia disponibilizado a família do prof. Samuel Aureliano da Silva (in memoriam), um espaço na sua sede, onde são administrados os cursos superiores, numa homenagem a ele (prof. Samuel).
Pelo caráter memorialista da proposta desse espaço, ao influente homem das letras e pensador, que aprofundou suas raízes em Campos Belos, sua família, numa gratidão, cedeu o seu nome a essa grande honra.
A propositura de homenagem, já estava no "script" da instituição (com o seu diretor prof. Fabiano Arantes), mas por motivo de força maior, não pôde ser realizada na sua gestão, na comemoração dos10 anos, em agosto.
Ainda assim, aconteceu esse momento solene sob a égide do seu gestor atual: prof. Altiéres Sousa Saraiva. Onde foi apresentado o "Bloco dos Cursos Superiores do Instituto"; batizado com o nome do prof. Samuel Aureliano da Silva. — E apresentado um texto da sua mini biografia; em papel especial, sob uma placa de acrílico ou vidro transparente.
O reconhecimento e a disponibilidade honrosa, vinda da direção do educandário superior: a tornar este, espaço, um marco público de memórias da cidade; é algo de grande relevância para a sociedade campo-belense. — Pelo que ele representa a essa comunidade goiana.
Assim, com a grandeza do gesto, a moção; o fato em questão, merece todos os aplausos. Na valorização e preservação da memória do lugar, como uma fonte da história.
*Nemilson Vieira de Moraes
Acadêmico Literário, anelca e ALB/MG
(22:10:24)