O ser Professor (Homenagem ao dia do Professor)

Professor... profissão nobre com uma missão igualmente nobre: ensinar e formar pessoas e cidadãos.

Ser Professor é mais do que apenas um trabalho ou profissão. Um trabalhador formal vai para o seu trabalho, cumpre as horas que o seu contrato exige e ao termino do seu horário, vai para sua casa e na maioria das vezes, não precisa mais pensar no seu trabalho. Já um professor, não. O seu trabalho nunca termina quando sai do seu local de trabalho. Ele continua em casa e se estende por mais horas que se possa imaginar.

Sem contar que um professor não é apenas um profissional cumprindo a sua função. Há todo um envolvimento e empenho pessoal que vai muito além da função pedagógica da profissão.

Ser Professor é uma das profissões mais importantes no mundo, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Deixo aqui os meus parabéns para esses profissionais e heróis, pois as dificuldades que essas pessoas superam para cumprirem a sua tarefa com dignidade é algo admirável.

Denis, O Dreamaker.

15/10/2024-12:34

Nota do Autor: não sou professor, mas fui casado com uma e acompanhei a sua labuta diária para desempenhar o seu trabalho com o mínimo de dignidade. É uma luta sem fim. Todo o meu respeito e admiração a esses profissionais em sua missão de ensinar, educar e formar cidadãos.

Origem do dia do professor

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas. A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.

No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I. Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.

A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação”; “Em Educação, não avançar já é retroceder.”

Colegas do Recanto, criei um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar, interagir sobre os seus processos criativos e produzir textos em conjunto. A ideia é derrubar fronteiras e barreiras entre nós. Deixem seus contatos pelo meu formulário de contato ou nos comentários (os comentários são moderados e serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Recanto das letras: http://www.recantodasletras.com.br/autores/denis

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos meus textos, curtam, comentem e divulguem!!!