FRANCISCO, VIDA DE FÉ E AÇÃO

Hoje é comemorado o dia de São Francisco de Assis, nascido Giovanni di Pietro di Bernardone, no ano de 1181 ou 1182, na cidade Assis, Itália. Seus pais foram Pica de Bourlemont (de origem francesa) e Pietro di Bernardone. Sobre sua história é sabido que teve uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Ele foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Romana em 16 de julho de 1228, pelo papa Gregório IX, e a festa litúrgica acontece no dia 4 de outubro. Uma das mais genuínas definições sobre ele foi dita por Dante Alighieri: "a luz que brilhou sobre o mundo". Para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus. Tido como patrono dos animais e do meio ambiente, São Francisco de Assis é, no Movimento Escoteiro, o patrono do Ramo Lobinho (crianças entre 6 anos e meio até os 11 anos de idade), cujas atividades são guiadas usando "O Livro da Selva" (The Jungle Book originalmente), título de um livro publicado em 1894, constituído de uma coleção de 7 contos do escritor Rudyard Kipling (1865-1936), contando a emocionante história de um menino perdido na selva indiana, e criado por uma alcateia de lobos. O fundador do escotismo, Robert Baden-Powell (1857-1941), contemporâneo do escritor inglês (estiveram juntos na Índia a serviço da Coroa Britânica), recomendou-os aos Lobinhos. Francisco faleceu a 3 de outubro de 1226, aos 44 anos, em sua cidade natal Assis, onde está sepultado na atual Basílica de São Francisco de Assis, principal templo em sua homenagem. Neste ano de 2024 a Igreja está comemorando os 800 Anos das Chagas de São Francisco de Assis. No fim do ano passado o amigo Normando Bezerra me presenteou com estas paginelas (que ilustram este meu texto) contando a história dos 800 anos do Primeiro Presépio, criação de Francisco. E este ano é lembrado os 800 Anos de sua experiência com Jesus, que o feriu com suas chagas, segundo os historiadores da Igreja.

Pesquisa de Chico Potengy 🌵

Em 4 de outubro de 2024.

Chico Potengy
Enviado por Chico Potengy em 04/10/2024
Código do texto: T8166552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.