Pe. Samuel Aureliano da Silva
Por NemilsonVieira de Moraes (*)
Eu não devia enviar para a impressão, o material de "Contos a Ti" (deste livro de memórias) sem incluir um texto — ainda que sucinto, — sobre o saudoso Pe. Samuel Aureliano da Silva.
Trata-se do primeiro pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, de Campos Belos (GO).
Ele atuou também como: professor, primeiro diretor do antigo Grupo Escolar Professora Ricarda; como escritor (historiógrafo), que escreveu com profundidade sobre nossa cidade e seus pioneiros.
Na sua dedicação, habilidade, e cooperações de instituições públicas e talvez privadas, relatos de moradores antigos, entrevistas; produções textuais, leituras, releituras, ajustes, revisões, impressões...
Demandou um período de 10 anos de pesquisas e no final dessa "maratona", um livro foi dado a nós e como um filho, não mais pertence aos seus autores: pertence ao mundo.
Refiro-me ao "Campos Belos — Sua História Sua Gente" (Obra Histórica), escrita pelo Pe. Samuel Aureliano da Silva,em coatoria com a Dr . Odiva Silva Xavier, editado pela Editora Ser, em (2004).
Por ela, pudemos saber como foi o início da cidade e do modo de vida das pessoas, que nela, viveram; e a contribuição que deram ao desenvolvimento do lugar.
Eu (autor desta coluna), só o conhecia de ouvir falar, e desejava conhecer esse homem, que tanto fez história em nossa cidade: e cooperou de maneira ímpar, na contação da sua história.
Ao meu ver, o Pe. Samuel Aureliano da Silva (vida e obra) precisava ser mais estudadas, e ele, mais conhecido e amado.
Como um patrimônio campo-belense, no muito que fez e pelo que representa para essa sociedade, no trabalho social: no seu amor pelos pobres, na pregação do Evangelh, na assistência religiosa, e na atuação em vários seguimentos da vida, como na: religiosa, social, educacional, cultural, e como historiador...
Pe. Samuel foi um ator social de primeira grandeza, em Campos Belos; era um homem possuidor de uma educação de berço, um carisma e uma intelectualidade rara de se ver.
Um pensador-mor, possuidor do dom da escrita; escritor brasileiro que não chegou a ser conhecido do grande público, mas que, em termos de escrever, não devia nada aos grandes da literatura nacional ou estrangeira.
Autor de belas obras: históricas e literárias, que "Merecia uma atenção bem maior do que recebe".
Deus, no tempo certo, oportunizou-me a realização desse meu sonho: de conhecer o Pe. Samuel, numa visita-surpresa que fiz na sua residência, em Campos Belos, em janeiro de (2019).
Nesse encontro de amantes da leitura e da escrita, o óbvio aconteceu: nos brindamos com livros.
Quanto a ideia da implantação de uma Academia Municipalista de Letras na cidade, e da proposta dele (ainda em vida) ser o Patrono da instituição literária, creio ter achado interessante (mas, ainda não foi possível).
Em, 13 de julho de (1922), aos 89 anos, o amigo Pe. Samuel Aureliano da Silva, nos deixou em terna saudade.
(24:09:24).