ANIVERSÁRIO DE SÃO BENTO DO SUL - SC -

 

 

Hoje, 23 de setembro e início da primavera, nossa querida cidade completa 151 anos de muita garra e dedicação!

ECONOMIA

A economia da cidade é essencialmente conduzida por empresas de grande porte, como as empresas Tuper (fabricação de metalúrgicos), Oxford (cerâmica), Buddemeyer (têxtil), Condor (escovas) e Rudnick (moveis). Além de ter um grande setor moveleiro, que respondia pela maior parte das exportações desse setor no Brasil. Desde 2005, com a volatilidade cambial e com o aumento da concorrência internacional, sobretudo dos países asiáticos, o setor moveleiro vem perdendo espaço na participação da produção industrial da cidade. Isso foi acentuado após a crise no mercado internacional iniciada em 2008. Ademais, houve alto crescimento dos outros setores industriais predominantes na economia local, com destaque para os setores metal-mecânico, plástico, cerâmico e têxtil.

As exportações do município em 2010 foram de aproximadamente US$140 milhões, cujo destino principal é o mercado europeu, com aproximadamente 50% das vendas. Os móveis e produtos relacionados são o principal produto de exportação da cidade, correspondendo no último ano a mais de 80% das exportações são-bentenses, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

HABITANTES :

São Bento do Sul é um município brasileiro localizado no Planalto Norte do estado de Santa Catarina. Sua população é de 86 317 habitantes, conforme estimativa do IBGE publicada em agosto de 2021.

A distância rodoviária até a Florianópolis, capital administrativa estadual, é de 250 quilômetros.

 

CLIMA

O clima é ameno e distribuição de chuvas irregular durante o ano, com registros pluviométricos médios de 1200 / 1600mm de precipitação anual, o déficit hídrico é nulo. Apesar da isoterma ser relativamente baixa (16,3 °C como média anual), as temperaturas absolutas apresentam grandes contrastes pois chegam a ultrapassar 35 °C positivos no verão no chamado Vale do Rio Natal, descendo a 5 °C negativos nos campos altos do planalto no inverno, predominando, no entanto, valores médios entre 17 e 23 °C durante o dia, na maior parte do ano.

 

COMPOSIÇÃO ÉTNICA

Os imigrantes que povoaram São Bento do Sul eram, majoritariamente, oriundos de localidades na Boêmia, na Pomerânia e na Polônia[9]. Os imigrantes boêmios eram a maioria entre os católicos, sendo quase todos de etnia germânica e provenientes da região conhecida como Böhmerwald, na fronteira com a Baviera (alguns, inclusive, vinham do lado bávaro), e também do Reichenberg, no norte da Boêmia

Presença indígena

A região correspondente ao município de São Bento do Sul era regularmente frequentada nos séculos XVIII e XIX por grupos de indígenas nômades da etnia Xokleng, também conhecidos como "botocudos" ou "bugres", os quais eram filiados ao grupo Kain-gang e ao macro-grupo Jê.

 

PONTOS TURÍSTICOS

IGREJA MATRIZ PURÍSSIMO CORAÇÃO DE MARIA

 

São Bento do Sul, cidade no Planalto Norte de Santa Catarina, tem vários pontos turísticos, como igrejas, parques, museus e outros locais:

Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria: Uma igreja com uma grande escadaria que alguns dizem ser um exercício tremendo

Parque Natural das Aves: Um parque turístico da cidade

Parque 23 de Setembro: Um parque turístico da cidade

Museu Histórico Municipal Dr. Um museu da cidade

Paiol das Relíquias: Um local turístico da cidade

Igreja Evangélica de Confissão Luterana: Uma igreja da cidade

Shopping Zipperer: Um shopping da cidade

Museu Augusto Emílio Klimmek: Um museu da cidade

Ecoparque Samae: Um ecoparque da cidade

Praça Jardim dos Imigrantes: Uma praça da cidade

Cachoeira do Braço Esquerdo: Uma cachoeira da cidade

Mainbaum na Praça Getúlio Vargas: Um mainbaum na Praça Getúlio Vargas da cidade

São Bento do Sul faz parte da região turística Destinos do Quiriri, juntamente com outras cidades.

 

BANDEIRA

BRASÃO DE ARMAS