Dr. WALLACE ANDRÉ: Destaque na Medicina do Tocantins
Dr. Wallace André Pedro da Silva (@drwallacecardiologista) é um conhecido e admirado profissional da medicina do estado do Tocantins. Formado pela Universidade Gama Filho (UGF) e com especializações em Cardiologia e Terapia Intensiva, ele se destaca como médico, empreendedor, gestor, líder classista, pesquisador, professor universitário e palestrante. Durante a pandemia da COVID-19, Dr. Wallace demonstrou liderança e competência, liderando um relevante movimento que salvou milhares de vidas no Tocantins e em todo o Brasil.
Nascido em Brasília em 1º de maio de 1975, Dr. Wallace é filho de Marilza Lopes da Silva e Luís Pedro da Silva. Seu irmão caçula, Dr. Jefferson Lopes Pedro da Silva, é respeitado na medicina, especializado em cirurgia geral e urologia.
Em 2011, Dr. Wallace mudou-se para o Tocantins, tornando-se uma referência na saúde, reconhecido por seu profissionalismo e protagonismo, especialmente durante a pandemia. Ele mobilizou equipes para enfrentar os enormes desafios e contribuiu significativamente para a preservação de centenas de vidas, recebendo reconhecimento nacional por seu trabalho.
Ele idealizou e coordenou iniciativas realmente importantes, como UTIs e alas COVID em diversos hospitais do estado, além de capacitar mais de 800 profissionais de saúde como médico voluntário da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Também foi mentor do curso de Suporte Avançado de Vida na COVID-19 (SAVICOV), promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), que capacitou mais de 4 mil médicos em todo o Brasil.
Dr. Wallace destaca-se também na docência, sendo professor da disciplina Terapia Intensiva na Universidade Federal do Tocantins (UFT), admirado por alunos e colegas. Possui várias publicações nacionais e internacionais.
Ele tem um vasto currículo como líder classista, contribuindo para a fundação e administração de diversas entidades médicas, tais como: Associação Médica do Tocantins (AMB-TO), Associação de Medicina Intensiva do Tocantins (AMIB-TO), Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional do Tocantins (ABRAMEDE-TO) e Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Tocantins (SOCETO).
Dr. Wallace viaja frequentemente para participar de congressos, workshops e eventos no Brasil e no exterior, compartilhando sua imensa experiência acumulada em 25 anos de intensa dedicação à medicina.
Atualmente, é diretor do Hospital do Coração do Tocantins – HcorT (@hcortocantins), um dos mais modernos e bem-estruturados do estado.
Dr. Wallace é casado com Alexsandra de Souza Sá, é pai de cinco filhos: Fernanda, Davi, Pietro, Maria Clara e Antonella.
Em 2021, recebeu o título de Cidadão Tocantinense pela Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO), em reconhecimento ao seu valioso trabalho.
Este texto é uma singela homenagem ao Dr. Wallace André, um profissional que se destaca pela competência técnica, ética, zelo e compromisso com a saúde pública tocantinense. Seu legado de excelência médica e primorosa contribuição social são dignos de todo reconhecimento e gratidão!!!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Palmas - TO, Setembro de 2024.
Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187
Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior