Dom Alano: Um Filme Sobre Ele

Por NemilsonVieira (*)

Dom Alano Maria du Noday, foi Bispo em Porto Nacional por 40 anos; atuou em Campos Belos (GO), por 12, e descansa na Catedral Nossa Senhora das Mercês, Porto Nacional (TO); ladedo pelos Bispos, Dom Domingos Carrerot, e Dom Celso Pereira de Almeida.

O Jornalista, escritor, documentarista Luiz Pires, desejoso em mergulhar mais a fundo na história de Dom Alano, fez algumas viagens na França.

Seus esforços nesse sentido, resultou na produção do filme "Dom Alano, o Apóstolo do Tocantins", com mais de uma hora de duração.

O filme também, dirigido por ele, foi projetado pela primeira vez em 2022, na (41°) Semana da Cultura de Porto Nacional; em evento realizado no Centro de Convenções Comandante Vicentão.

Luiz Pires, além deste trabalho de campo, de pesquisa da história, nesse país longínquo, atuou também como diretor desse filme, e deixou um comentário:

"Ele realmente foi uma figura extraordinária do Tocantins: porque ele criou as condições para que a gente emancipasse. O trabalho dele foi fantástico e, apesar de ser um nobre na França, Dom Alano veio parar como missionário no interior do Brasil".

Certo mesmo que, "seu trabalho foi reconhecido em todo o País".

Fonte: Folha do Tocantins (edição, 14:06:22). Acesso: (14:09:24).

*Nemilson Vieira de Moraes,

Acadêmico literário da ANELCA/ALB

(14:09:24).

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 14/09/2024
Reeditado em 14/09/2024
Código do texto: T8151458
Classificação de conteúdo: seguro