ROBSON ARAÚJO MARQUES: O VELHO DO RIO
Homenageamos, com profundo respeito e saudade, o Sr. Robson Araújo Marques, o emblemático "Velho do Rio", cuja partida em 2021 deixou uma lacuna irreparável em nossas vidas e na história do Vale dos Dinossauros. Figura marcante e querida, Robson foi mais que um cidadão exemplar; ele foi uma alma dedicada às suas paixões e ao legado cultural e científico da região. Com sua simplicidade e sabedoria, marcou gerações que visitaram o Vale, compartilhando seu conhecimento, suas histórias e sua arte com todos os que se aproximavam dele, sempre de forma alegre em sua acolhida.
Nascido em Florânia – RN, mas criado em nossa região, no sítio Jangada, Sousa – PB, sua terra do oco do mundo. Robson era um homem de múltiplos talentos. Poeta, desenhista, escritor e contador de causos, ele tinha uma habilidade especial para transformar o cotidiano em versos e imagens, expressando em cada palavra e traço o amor que nutria por sua nova terra. Ex-jogador de futebol, brilhou como atacante da Sociedade Esportiva Sousa, levando sua habilidade no esporte aos corações dos torcedores. Fora dos campos, ele encontrou uma nova vocação nas trilhas e paisagens do Vale dos Dinossauros, onde se tornou a principal referência local, guiando turistas, estudantes, professores e pesquisadores que buscavam entender a história milenar gravada nas rochas e pegadas fossilizadas.
Amante da ciência, Robson encontrou na paleontologia uma paixão que ultrapassava o simples interesse. Seu fascínio pelos mistérios do passado e sua dedicação em preservar a história do Vale dos Dinossauros o tornaram um defensor incansável desse patrimônio natural. Com carinho e paciência, ele revelava aos visitantes os segredos guardados pelas rochas, oferecendo um olhar humano sobre o que era, para muitos, apenas ciência. Era, acima de tudo, um entusiasta do conhecimento, alguém que acreditava que o futuro se constrói a partir do respeito e da compreensão do passado. Ser em evolução!
Robson era conhecido por sua personalidade alegre e acolhedora, sempre pronto para compartilhar uma piada ou um conto engraçado, e para recitar um poema com sua voz tranquila e sábia. Sua presença era uma constante fonte de inspiração, especialmente para aqueles que, como ele, se dedicavam a melhorar a vida em sua comunidade. Os estudantes que por ali passaram, os agricultores que viram em suas palavras um alento, os esportistas que se lembram de sua época nos gramados e os pesquisadores que encontraram nele um interlocutor curioso e dedicado, todos sentem a ausência de Robson com um pesar profundo.
Seus desenhos, suas poesias e seus saberes não eram apenas frutos de um talento individual, mas expressões de um homem que via a beleza nas coisas simples e acreditava, com toda a sua alma, que dias melhores estavam por vir. Ele nutria uma visão de esperança para o Vale dos Dinossauros, imaginando um futuro onde o desenvolvimento sustentável e o conhecimento caminham de mãos dadas, trazendo benefícios para todos — desde os agricultores, professores, alunos até os cientistas que continuam a explorar a rica história dessa região. Em seu modo de ser, era um misto entre a razão e sensibilidade.
Desde sua partida, o Vale dos Dinossauros, seus familiares, amigos, colegas e toda a comunidade local sentiram profundamente sua ausência. Robson deixou um vazio que nunca será preenchido, mas seu legado continua vivo em nossas lembranças.A sua história, marcada pela simplicidade e pela dedicação ao que amava, é uma lição que devemos carregar adiante.Seu cantinho físico está vazio no Vale, estamos saudosos, porém em nossa imaginação, sua presença pode ser sentida e seu legado continuará.
Sr. Robson Araújo Marques, onde quer que esteja, saiba que suas pegadas, tal como as que você tanto admirava no Vale dos Dinossauros, jamais serão apagadas. Sua vida e seu exemplo continuarão a nos guiar e a nos inspirar, lembrando-nos sempre da importância de amar o que fazemos, de cultivar a esperança e de acreditar em um futuro melhor para todos nós. Que sua memória permaneça eterna em nossos corações, porque agora estás também registrado entre os dinos, Sousatitanosauripus robsoni.