Dom Alano: Aspectos Biográficos — II

Por Nemilson Vieira de Moraes (*)

No (10°) "Encontro Diocesano do Terço Dos Homens", realizado em Almas (TO), onde grupos de homens religiosos, ligados as paróquias de várias cidades da região e até de outros Estados (num intercâmbio religioso, interessante) reuniram-se nesta cidade e participaram de diversas atividades pertinentes a fé católica, a vida piedosa).

O contador de causos, compositor, cantor Mário Fernando, que integrou um grupo de 34 homens do terço, de Campos Belos (GO), interpretou com galhardia em, voz e violão uma música de sua verve; em que homenageia o santo padre, Dom Alano.

— Vigário que eternizou-se na história de algumas cidades do norte de Goiás e sudeste do Tocantins; por sua dedicação na missão que abraçou: de evangelizar os pobres. Grande foi o seu legado deixado a essas comunidades: goiana e tocantinense nos anos de (1936/84).

A letra da música de homenagem, "Os Passos de Um Missionário ", compõe uma das obras literária, coletiva, da Academia de Letras de Ribeirão das Neves (MG), intitulada "ANELCA EM PROSA & VERSO" (2024). — Uma edição espescial, por se tratar dos 25 da instituição cultural.

Mário, esteve em Porto Nacional, e fez por lá vídeo e foto, da placa em alusão honrosa ao seu homenageado, e compartilhou a mim, o documentário. Assim tive mais esta fonte de informações ao meu favor.

O monumento de Dom Alano fica em frente a Catedral Nossa Senhora das Mercês, desde (1999). Numa placa preta foi escrito alguns dados seus; o básico da sua inspiradora história. — Que não deve ser esquecida; por compor o patrimônio histórico do lugar.

Assim, achei por bem transcrever na íntegra, os conteúdos biograficos, das placas I e II...

"DOM ALANO MARIA DU NODAY

(CEM ANOS DEPOIS...)

Dom Alano é missionário do Tocantins.

Nasceu Jean Humbert Antoine du Noday, no castelo de La Grand'ville, em Saint Servant, na Bretanha, norte da França, em 2 de novembro de (1899), filho do conde Arthur Roland du Noday e da condessa Antoinette R. du Noday.

Como oficial da cavalaria do Exército Francês, cumpriu expedições militares na Argélia e em Marrocos (África).

Ingressa na Ordem dos Dominicanos, com noviciado em Saint Maximino (França) e é ordenado sacerdote em (1928). Nele se realizou, por sua própria opção, a ordenação:

"Sai da tua terra, e da tua parentela, e da cada de teu pai, e vêm para à terra que te mostrarei. E Eu te farei pai de um grande povo, e te abençoarei; Eu farei célebre o teu nome, e tu serás bendito (Gen. XII, 1 e 2).

Assim, rumou ao Brasil em (1932) e após adaptar-se a seu povo é sagrado Bispo de Porto Nacional, assumindo a Diocese, compreendendo o território do atual Estado do Tocantins, em 11 de julho de (1936).

Sob o signo episcopal de "Verdade e Misericórdia", deixou dito em Carta Pastoral:

"Não queremos ser assimilado a estes pastores infiéis e negligentes de que fala o Evangelho, que fogem, que transigem, com o dever porque não lhes as ovelhas. Pelo contrário, filhos mui amados com a graça de Deus, nossa única força; pretendemos sacrificar tudo ao bem espiritual de vossas almas, que nos são mais preciosas que a própria vida".

É Cavaleiro da Legião de Honra (França), Grande Oficial da Ordem do Mérito e agraciado com a Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil).

Cumpriu-se então, a promessa divina: tornando-se pai de um grande povo. Feito célebre o seu nome e bendito para sempre. Pois, em meio século de vida, Dom Alano, Missionário do Tocantins cuidou das suas ovelhas; na terra que Deus lhes mostrou e em que, permaneceu até 14 de dezembro de (1985)".

José Wilson Siqueira Campos

(Governador do Estado)

Otoniel Andrade Costa

(Prefeito Municipal)

Dom Geraldo Gusmão

(Bispo Diocesano)

Porto Nacional, 14 de dezembro de (1999).

* Nemilson Vieira de Moraes

(10:09:24).

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 10/09/2024
Reeditado em 12/09/2024
Código do texto: T8148312
Classificação de conteúdo: seguro