Dr. TÚLIO CÉSAR: Ícone da Medicina no Tocantins

Dr. Túlio César de Oliveira é um conceituado médico pioneiro de Palmas, com especializações em Oftalmologia, Medicina Legal, Deontologia e Medicina do Tráfego. Além de ser empreendedor, palestrante e professor universitário, é considerado um dos baluartes da medicina no Tocantins, sendo imensamente querido e respeitado, com uma infinidade de amigos, pacientes, admiradores e seguidores.

Nascido na bela e próspera Uberlândia (MG), no dia 3 de janeiro de 1954, é filho de Diva Nonato de Oliveira e Sebastião de Oliveira. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pós-graduação em Oftalmologia pelo Hospital Municipal Miguel Couto (RJ), e especializou-se em Lentes de Contato pelo Curso Cleber Godinho Lentes de Contato (MG). Possui diversas formações complementares.

Dr. Túlio César chegou ao Tocantins no início do Estado, em 1989, e foi o primeiro médico de Palmas. Seu primeiro consultório funcionava em uma pequena casa de madeira, típica das construções da época. A estrutura era simples e rústica, mas o atendimento sempre foi de primeira qualidade. Desde o começo de sua jornada, ele se destacou por sua atenção, zelo e dedicação, priorizando o melhor cuidado aos seus pacientes. Dr. Túlio é sinônimo de atendimento humanizado e de excelência.

Em 1992, ajudou a fundar o Hospital de Olhos de Palmas - HOP (@hopalmas), o primeiro hospital especializado na capital do Tocantins, e desde então atua como Chefe do Departamento de Lentes de Contato. O HOP é o mais antigo da capital na área de oftalmologia e conta com a equipe mais qualificada, respeitada e bem equipada da região Norte do Brasil.

Sempre em busca de crescimento intelectual e aprimoramento constante, Dr. Túlio participou de diversos cursos e congressos em todo o país, aperfeiçoando continuamente suas habilidades e conhecimentos.

Ele utiliza sua imensa bagagem para ensinar em aulas e cursos. É professor no Curso Cleber Godinho de Lentes de Contato em Belo Horizonte ( MG), ministrou aulas na UNITINS (2000-2002) e, desde 2014, é responsável pela disciplina de Oftalmologia na Faculdade de Medicina do ITPAC de Porto Nacional (TO).

Dr. Túlio César acumula 35 anos de atuação no Tocantins, sempre desenvolvendo suas atividades com responsabilidade e paixão. Em reconhecimento às suas significativas contribuições para a sociedade tocantinense, recebeu inúmeras distinções e honrarias, incluindo: título de 1º Oftalmologista de Palmas pela Prefeitura Municipal (1992), Honra ao Mérito do Rotary Club de Palmas (1994), título de Cidadão Palmense pela Câmara de Vereadores (1994), Troféu Personalidade Nacional do Instituto Giuseppe e Anita Garibaldi (2011) e título de Cidadão Tocantinense pela Assembleia Legislativa do Tocantins (2022), entre outros.

Além de sua virtuosa trajetória profissional, Dr. Túlio é esportista há 50 anos, com destaque para sua atuação como triatleta. Desde 1974, quando foi encorajado pelo avô a iniciar no triatlo, ele participou da primeira competição de triatlon do Brasil e desde então tem se mantido ativo, sempre incentivando a vida saudável e a superação de limites.

Ao longo de sua extensa carreira esportiva, participou de centenas de competições de natação, ciclismo e maratona, acumulando uma infinidade de premiações, medalhas e troféus. Sua vitalidade e dedicação ao esporte são realmente impressionantes, e, aos 70 anos, em maio de 2024, enfrentou o desafiador IronMan Full em Florianópolis (SC). Ele é um verdadeiro modelo de liderança, ousadia, força, garra, determinação, perseverança e resiliência, sendo reverenciado por sua energia, novas ideias e entusiasmo pela vida.

Dr. Túlio Cesar é um ser humano singular, que reúne características e qualidades de várias partes do Brasil: mineiro de nascimento, goiano por formação em Medicina, carioca como especialista, mas é no Tocantins que sua essência brilha mais intensamente.

Em Palmas, a mais nova capital brasileira, Dr. Túlio César de Oliveira estabeleceu-se, construiu sua bela família, fez uma infinidade de amigos e admiradores e tornou-se um ícone da medicina e do esporte tocantinense. Ele é um exemplo notável de médico e cidadão comprometido com o desenvolvimento do Tocantins. Muito querido e respeitado, é reconhecido por sua sensibilidade social, enorme competência, grande inteligência e ótimo caráter. É um orgulho para Palmas e para todo o nosso amado Tocantins!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Setembro de 2024.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior