DE DUAS IRMÃS PARA DRUMMOND...DE VINHO RARO AO AMOR MADURO...🍷💕🍷💕
VINHO RARO.
Amor é coisa rara,
Como já dizia Drummond.
Sentimento que se guarda
No fundo da alma.
Não o espalhe em vão.
Amor é fruta madura,
Temperada ao sabor do tempo.
Têm o calor do sol ardente,
O doce embalo da chuva,
A força implacável do tempo.
Amor é vinho raro,
Envelhecido ao sabor das estações.
Não embriaga ao primeiro gole.
Amor se bebe aos poucos,
Não no calor da paixão.
Amor é dádiva dos deuses
Que só aos fortes é concedido.
Só é bom se compartilhado.
Quanto mais velho e maduro,
Mais doce e apurado.
Escrita pela minha irmã:
Mari Watanabe, aqui do R.L.
Do livro: Nas dobras do Tempo.
🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕
AMOR MADURO.
Amor é privilégio de maduros,
Como já dizia Drummond.
Sentimento que se fortalece
Com o tempo,
No caminhar
Com as mãos dadas.
Na partilha,
E na convivência mútua.
O amor maduro
Passa por todas as fases
Desde o encantamento,
Das idealizações,
Da entrega,
Das paixões.
Ele tudo supera.
Vai muito mais além...
Fala a linguagem
Do coração e da alma.
Em uma união
E comunhão de corpos
Em plenitude.
Navega no espaço íntimo,
Transcende o infinito!.
Poesia feita por mim inspirada no POETA
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.
( POESIA: AMOR E SEU TEMPO).
🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕
Minha querida irmã, que linda poesia feita por ti, "VINHO RARO" homenageando o saudoso e renomado DRUMMOND. Veio a mim uma inspiração e escrevi também em sua homenagem "AMOR MADURO".
Penso que essas duas poesias definem um pouco das características das obras desse renomado Poeta. Drummond mais do que ninguém falava de amor nas suas diversas formas e algumas poesias suas trazem muito forte a valorização do amor maduro , cultivado no tempo e na sua convivência mútua.
Não a toa o amor é mesmo "vinho raro" e "fruto maduro" que quanto mais o tempo passa, mais ele se fortalece na força implacável do tempo, lindas as suas palavras...porém ela é sorvida aos poucos, pois o amor na sua fase madura traz um sentimento "doce e apurado", tranquilo, já passado pelas inquietações das paixões e idealizações.
Quando fiz esta poesia "Amor Maduro" me inspirei no Poema de Drummond "AMOR E SEU TEMPO . Nesses versos, Drummond valoriza o amor na sua maturidade, na sua relação e nos meandros da convivência onde os laços afetivos estão mais fortalecidos.
Nesse poema, Drummond deixa muito claro que acredita na transcendência do amor
e se refere a grandiosidade desse sentimento amoroso nos trazendo um olhar até de elevação; percebemos isso nas metáforas que ele utiliza nos seus versos , como em " cada poro roça o céu do corpo"...
Nesse poema o mesmo ainda fala do amor como o "ganho não previsto", podendo querer trazer a mensagem de que o amor simplesmente acontece, naturalmente, sem previsibilidades, pois as coisas do coração não são passíveis de controle, elas tocam e mergulham diretamente na nossa alma.
E que sábio quando Drummond nos diz que a compreensão do amor "se aprende no limite, depois de arquivar toda a ciência". Sim, amar é uma condição essencialmente humana, despojado de todas as teorias, acontece na relação e na experiência com o outro, na troca, no afeto e no companheirismo.
E ao findar sua poesia Drummond diz que o "amor começa tarde", pois os jovens amam sim, mas eles tendem a idealizar demais as relações, acaba-se vivendo como que em uma simbiose e perdem assim as suas individualidades. O amor maduro tende a diminuir essa projeção maciça e aceitam as imperfeições de ambos, vivem um amor desapegado.
Então falar de Drummond é se referir às nossas inquietações e dilemas humanos, é falar da vida e da angústia do viver, e ele traz também temas do cotidiano e muitos poemas relacionados ao contexto político da época; ele viveu e sentiu os efeitos do regime da ditadura e acaba trazendo em versos essa temática.
🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕
Leiam abaixo um pequeno trecho onde Drummond fala sobre o amor maduro.
"Talvez seja uma liberdade de expressão dizer que “amor é privilégio de maduros”. O que eu quis dizer, e que não cabe dentro de um soneto, pois exigiria uma explanação maior, é que o amor, na maturidade do homem, atinge o seu esplendor, sua forma mais ideal, mais sublime. Porque ele já é um homem experimentado, já passou por várias experiências amorosas. Já chegou à conclusão do que é eterno, do que é permanente, do que é fluído e sutil no amor, daquilo que é efêmero, mera paixão, que esmaece com o tempo. Claro que o jovem pode amar e com uma intensidade profunda, mas acredito que ele próprio irá aprendendo, com o passar do tempo, um refinamento maior do amor".
Alguns poemas de Drummond:
- Amor e seu Tempo.
- Amar.
- As sem-razões do Amor.
- No meio do caminho.
- Poema de Sete Faces.
- José.
- Sentimento de mundo.
- Amar se aprende amando.
- Quadrilha.
- O amor bate na aorta.
- Quadrilha.
🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕🍷💕
Ouçam a Poesia:
O AMOR E O SEU TEMPO.
https://youtu.be/KZCTVsOuqPw?si=X-
xG_CaL6oFiuNEr
Vejam um pequeno vídeo do Poeta
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.
https://youtu.be/gz8Kmwj22Mo?
si=bSXsUH2LXkQFv6T2