UM MAIS UM

Nesse novo tempo, quero poder parabenizar a força, a raça, a gana de cada um de vocês. Educação é desafio, é aprender a começar de novo, muitas vezes para resgatar nossa paixão. É ouvir a voz que vem do coração e prosseguir na estrada que surge pra se trilhar. É aprender a importância de amar as pessoas como se não houvesse amanhã.

Parabéns professores, parabéns porque somos guerreiros, somos fortes, mas também somos frágeis, porque somos humanos. parabéns sobretudo, por, não sendo agricultores, cuidarem do broto, na esperança do fruto, parabéns porque como abelhas fazendo mel, saberem que cada momento valeu a pena.

Parabéns por fazerem do caminho de cada manhã, uma oportunidade de transformação diária. parabéns por entenderem que fundamental é mesmo o amor, mesmo que muitas vezes esse amor nos machuque.

Nosso trabalho não é apenas ensinar uma língua, é ajudar pessoas a compor suas histórias, e assim, fazê-las acreditar que a vida pode ser bem melhor. é ajudá-las a perceber que o futuro não é para se repetir o passado, é para ser construído.

Obrigado professores, por compreenderem que um mais um é sempre mais que dois e por carregarem esse dom ser capaz. Obrigado por não aceitarem a vida como ela é. Obrigado por entenderem que a coisa mais certa de todas as coisas sempre vale a luta, apesar de todos os perigos. e se é verdade que a vida sempre pode se melhor, não vamos deixar que isso nos impeça de repetir “é bonita, é bonita e é bonita!”.

Texto elaborado para uma dinâmica com os professores de Língua Portuguesa, da rede de ensino de Guarujá, em 2018.