A GRANDE LIÇÃO DO ESPORTE
Nesses dias tenho observado, no palco das disputas olímpicas , algo muito DIDÁTICO para o atual mundo , Planeta hiperconectado , de espaço tão violento e contencioso.
O Esporte , por missões existencial e funcional, tem um paradoxo muito bonito: a despeito do terreno de pódios e disputas, ensina a construção da luta na paz , mediante o respeito pelos adversários.
Num vasto mundo, tão populoso e agitado , é impossível todas as pessoas portarem opiniões idênticas sobre tantos assuntos.
Aliás , todo ser humano é único e havemos de respeitar toda singularidade.
O Esporte, nas suas diversas modalidades, é alegoria de boa convivência, porque nos ensina que as maiores disputas não são necessariamente focadas nas aptidões alheias, mas sim em superarmos as nossas próprias aptidões, os nossos próprios horizontes.
O ponto de referência não é o outro, mas a nossa própria trajetória de possibilidades para rasgarmos os caminhos rumo às nossas linhas de chegada.
Os obstáculos são personalíssimos e as vitórias, nunca garantidas, também.
O maior recorde é vencer e superar a nós mesmos.
Vimos cenas emocionantes, como as do pódio dourado da Bia do judô ,que encantou o mundo.
O mérito é a vitória da pessoa em equipe, nada mais.
Digo que meu presente pensamento surgiu principalmente de uma fala que ouvi da ginasta Flávia Saraiva, cujas garra, simpatia e humildade , bem com o carisma e o brilho nos olhos pelo que faz , nos chamaram demais a atenção, declaração feita na oportunidade do pódio de prata da sua companheira de desporto, a Rebeca de Andrade.
A menina fagulhava nos olhos a alegria de estar ali e presenciar a vitória da companheira de luta.
Era importante estar, não necessariamente ganhar.
Sabia perfeitamente de suas potencialidades e limitações provisórias.
No meu ponto de vista e sentimento, não existe virtude de caráter mais honrosa do que reconhecer o talento do outro, vibrar com a sua vitória, sem, no entanto, desmerecer o talento de si mesmo.
Esse, talvez, seja o ponto alto do que o Esporte proporciona e ensina : a noção de sociedade, companheirismo, de foco no consenso de propósitos.
Algo que devemos levar para as acrobacias da vida.
Porque é ela, também, uma grande e perene Olimpíada .
Parabéns a todos os atletas.