A GRANDE LIÇÃO DO ESPORTE

Nesses dias tenho observado, no palco das disputas olímpicas , algo muito DIDÁTICO para o atual mundo , Planeta hiperconectado , de espaço tão violento e contencioso.

O Esporte , por missões existencial e funcional, tem um paradoxo muito bonito: a despeito do terreno de pódios e disputas, ensina a construção da luta na paz , mediante o respeito pelos adversários.

Num vasto mundo, tão populoso e agitado , é impossível todas as pessoas portarem opiniões idênticas sobre tantos assuntos.

Aliás , todo ser humano é único e havemos de respeitar toda singularidade.

O Esporte, nas suas diversas modalidades, é alegoria de boa convivência, porque nos ensina que as maiores disputas não são necessariamente focadas nas aptidões alheias, mas sim em superarmos as nossas próprias aptidões, os nossos próprios horizontes.

O ponto de referência não é o outro, mas a nossa própria trajetória de possibilidades para rasgarmos os caminhos rumo às nossas linhas de chegada.

Os obstáculos são personalíssimos e as vitórias, nunca garantidas, também.

O maior recorde é vencer e superar a nós mesmos.

Vimos cenas emocionantes, como as do pódio dourado da Bia do judô ,que encantou o mundo.

O mérito é a vitória da pessoa em equipe, nada mais.

Digo que meu presente pensamento surgiu principalmente de uma fala que ouvi da ginasta Flávia Saraiva, cujas garra, simpatia e humildade , bem com o carisma e o brilho nos olhos pelo que faz , nos chamaram demais a atenção, declaração feita na oportunidade do pódio de prata da sua companheira de desporto, a Rebeca de Andrade.

A menina fagulhava nos olhos a alegria de estar ali e presenciar a vitória da companheira de luta.

Era importante estar, não necessariamente ganhar.

Sabia perfeitamente de suas potencialidades e limitações provisórias.

No meu ponto de vista e sentimento, não existe virtude de caráter mais honrosa do que reconhecer o talento do outro, vibrar com a sua vitória, sem, no entanto, desmerecer o talento de si mesmo.

Esse, talvez, seja o ponto alto do que o Esporte proporciona e ensina : a noção de sociedade, companheirismo, de foco no consenso de propósitos.

Algo que devemos levar para as acrobacias da vida.

Porque é ela, também, uma grande e perene Olimpíada .

Parabéns a todos os atletas.