25 de julho: Dia Nacional do Escritor(a)

Hoje, dia 25 de julho de 2024, comemora-se o Dia Nacional do Escritor(a). Mas qual é a história da criação desse dia? Segundo o site da Secretaria Especial de Cultura (SECULT), eis a sua origem:

O Dia Nacional do Escritor foi instituído em 25 de julho de 1960, data da realização do I Festival do Escritor Brasileiro, uma iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior, que propuseram a oficialização anual da data como celebração desses profissionais.

O objetivo de reservar no calendário oficial um Dia Nacional do Escritor é dar mais visibilidade ao trabalho desses homens e mulheres que se dedicam a narrar histórias, tecer universos poéticos, analisar o cotidiano, entreter e ensinar por meio da palavra escrita.

Mas o que faz de alguém um escritor(a)? Como vivem? Onde comem? O que fazem? Vamos ver algumas descrições:

Segundo a Wikipédia:

Escritor é uma pessoa que utiliza palavras escritas, com várias técnicas e uso de vários estilos, para comunicar ou passar ideias. Escritores produzem variadas formas de literatura como contos, crônicas, poesia, romances, ensaios, textos jornalísticos, posts em blogues, peças de teatro, histórias em quadrinhos, artigos científicos, entre outros, de forma a atrair o interesse de um determinado público e passar ideias ou informações. Um escritor é alguém hábil em usar a linguagem para expressar ideias que, normalmente, contribuem para ampliar a cultura de uma sociedade.

Segundo o Oxford Languages:

escritor

/ô/

substantivo masculino

1. aquele que escreve.

2. autor de obras literárias, culturais, científicas etc., esp. o ficcionista.

Segundo Denis, O Dreamaker:

O que faz de alguém um escritor(a)? Escrever. Registrar e compartilhar Sonhos, emoções, sentimentos, experiências, vivências e visões únicas e particulares da vida, do mundo e das pessoas ao seu redor. Escrever, é a arte de colocar para fora tudo aquilo que não cabe apenas dentro de nós mesmos. É uma oportunidade de recriar a realidade, transformar a dor em Poesia, o cotidiano em história, o banal em extraordinário, criar mundos e personagens fantásticos.

Para todos os que dedicam uma parte do seu tempo e das suas vidas para escrever, os meus parabéns e o meu muito obrigado.

E como eu faço questão de meter Poesia em tudo, lá vai:

Escrever ou não escrever, eis a questão (Indriso)

Escrevo, sim… e por que não?

Escrever, é para mim muito mais

do que uma mera questão de opção.

Escrever, é uma necessidade…

é como viver, comer ou respirar.

É o que mantém a minha sanidade.

Escrever, é honra, dom, privilégio e rebeldia.

Escrever, é um ato de Fé, coragem e ousadia.

Denis, O Dreamaker.

25/07/2024-14:29

Colegas do Recanto, estou criando um grupo do whatsapp no qual os escritores poderão conversar e interagir uns com os outros sobre os seus processos criativos, produzir interações e textos em conjunto. A ideia principal é derrubar fronteiras e barreiras entre nós e promover essa arte e necessidade chamada escrever. Deixem seus números de contato pelo meu formulário de contato ou em comentários específicos para esse fim (os comentários são moderados e os mesmos serão apagados a fim de preservar a privacidade de todos). Ideias se alimentam de ideias. Vamos nos alimentar?

Confiram outros textos inéditos de minha autoria:

Zona Literária: https://minhazonaliteraria.blogspot.com

Terra dos Sonhos: https://sonhosdesperto.blogspot.com

Luso Poemas (Portugal): https://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php?uid=17029

Caso gostem dos textos, curtam, comentem e divulguem!!!