Formatura de um professor

FORMATURA EM LETRAS

Unioeste - 2024

Lucas, o momento agora é de grande alegria, de comemoração e da satisfação pelo dever cumprido.

Aquele momento mágico em que o ar parece nos inflar o peito e a expiração sai longa enquanto os olhos se fecham e todo o corpo é inundado por uma energia que nos faz sentir vivos e participantes desse todo universal que os positivistas chamavam de humanidade e os estoicos de plena realização do bem.

Eu prefiro chamar de Graça, no pleno conceito da manifestação divina, - o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor (Provérbios: 16:1).

Desde que você era um menininho, percebemos que o seu encanto era pelas letras, pela leitura incessante de gibis e livros, além de uma postura investigativa e crítica perante o mundo e as pessoas.

São tantas histórias..., como o dia em que voltávamos de Londrina e vendo que um pedinte se aproximava do carro, fechei o vidro traseiro, e você me interpelou: - pai, o moço só queria conversar com você e você fechou o vidro na cara dele!

Ou aquela vez em que eu conversava com a sua mãe sobre as dificuldades financeiras e você nos surpreendeu, vindo do quarto com as mãozinhas cheias de moedinhas e notas de um real, ainda amassadas e as colocou na minha frente dizendo: - toma, pai, pode usar o meu dinheiro para pagar as contas!

Ou quando você, já adolescente, começou a escrever suas poesias e textos, quanta magia e quanto conteúdo nesse universo imenso do seu ser, mas também quantos dilemas e lutas internas emergiam da imensidão de palavras que revelavam e ao mesmo tempo escondiam a sua essência. Nós simplesmente podíamos contemplar e, extasiados, amparar, mas, não nos atrevíamos a interferir nessa jornada que era somente sua.

Não foi fácil esse tempo para você, e também não foi para nós, o coração ardia perante escolhas suas que não julgávamos ser as melhores, não entendíamos a sua escolha pelos caminhos longos e pedregosos, mesmo perante a sugestão do atalho e do caminho suave.

E assim vimos você iniciar e interromper várias graduações, direito, história, filosofia e artes cênicas, e em cada um desses momentos poderia repetir as expectativas e conflitos já referidos nos parágrafos anteriores, enquanto você percorria o longo caminho das pedras; vimos seus pés inchados e feridos e seu corpo combalido pela longa jornada.

Porém, hoje, vejo em você um homem forte e amadurecido, que se encontrou no caminho das letras, no curso acadêmico em que recebe o capelo, as letras continuam a permear a sua existência e já se frutificam no seu trabalho como professor.

Participar desse momento tão especial, estar ali na plateia como pais, mostrando perante a sociedade que nosso filho primogênito é um homem de bem, um formador e educador de vidas, nos honra profundamente e nos enche de orgulho e realização. Também nosso coração se enche da Graça divina e retomamos o texto de Provérbios, por fim, entendendo que “a resposta certa dos lábios vem do Senhor”.

Seja feliz meu filho, curta esse momento de vitória e realização, você alcançou por mérito a coroa e o dossel de honra pelo esforço e dedicação do seu trabalho.

Amanhã, porém, quando o rescaldo das comemorações se extinguir e os cardos e abrolhos do ofício tentarem emborcar a sua caminhada, lembra que a beleza desta vida, não é o início e nem o fim, mas o meio, a jornada, o rastro.

E entenda que nessa profissão que você escolheu, carrega as chaves do conhecimento e o farol que ilumina o caminho, desvendando mundos e abrindo portais dos destinos; Deus te desafia a ser “sal da terra e luz do mundo”.

Como disse Cora Coralina: Sem vós tudo seria baço e a terra escura / Professor, faze de tua cadeira, / a cátedra de um mestre. /Se souberes elevar teu magistério, / ele te elevará à magnificência. / Tu és um jovem, sê, com o tempo e competência, / um excelente mestre.

E nós, seus pais, estaremos sempre aqui para te apoiar, sorrir e chorar, como as árvores que voam nas asas dos pássaros que as deixam.

Nós te amamos!

Com carinho, seus pais.

Cascavel, 12 de julho de 2.024.

Kleber Versares
Enviado por Kleber Versares em 14/07/2024
Reeditado em 14/07/2024
Código do texto: T8106743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.