UM HOMEM PREDESTINADO

Distraído e literalmente vagando pelas mídias sociais do momento, eis que meu filho João Marcus me envia um vídeo do tik tok... uma tropa de Exército Brasileiro na famosa "corridinha mixuruca" pelas ruas da cidade. Assisto o vídeo num misto de saudosismo e um certo receio. Saudosismo, pois a minha mente é transportada para o ano de 1989... ano em que 39 jovens de 18/19 anos, frequentaram o NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - Exército Brasileiro), em Belém-Pará, e portanto, um ano de transformação e que seria decisivo para toda a nossa vida que viria doravante... contudo sequer tínhamos noção disto. E o sentimento de receio que me toma é a possibilidade de que essas lembranças se tornem imemoriais, a ponto de serem esquecidas no labirinto de uma mente que eu espero que nunca se torne senil, pois essas são algumas das lembranças que farão parte da minha retrospectiva mental no momento da transição do plano terreno para o plano espiritual. Continuo a assistir o vídeo em meio a esses sentimentos e emoções, ocasião em que o sargento aparece entoando canções durante a corrida de educação física militar. Em determinado momento ele "puxa" a canção do japonês... "cata, cata tu, o que tu ki tacou no chão..." e aí os pensamentos voam novamente para 1989 e lá estou eu, numa corridinha dentro do 2⁰ BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), em Belém/Pará, e tinha um determinado aluno oficial, jovial, empolgado, vibrador e cheio de sonhos, o qual toda vez que se voluntariava para conduzir às canções na corridinha... a canção do japonês nunca faltava, tornou-se uma de suas "marcas" naquela época, por isso a sua associação com a referida canção, tanto que, 35 anos depois, ao ver o dito vídeo do tik tok e ouvir a canção do japonês, de imediato me lembrei desse aluno, o qual concluiria o curso de oficiais temporários daquele ano, com louvor e destaque. Era o aluno 17... número este que se tornaria ao longo de sua vida, um "mantra" de dedicação, profissionalismo e integridade. Realizamos juntos o concurso para oficial da Polícia Militar do Pará e ambos fomos aprovados. Agora oficial concursado da Polícia Militar, constrói uma carreira sólida e de respeito, sendo que os motivos desta singela homenagem em decorrência da passagem de seu natalício... dá-se pelo fato de haver trabalhado com o mesmo na condição de seu sub-diretor quando da sua assunção como Diretor do CIOP/Pará (Centro Integrado de Operações) e perceber "de camarote" o grande homem e profissional que se tornou aquele jovem aluno oficial do NPOR. O outro motivo é para que seus filhos confirmem aquilo que já sabem a respeito de seu pai e que seus netos, bisnetos e gerações futuras venham a saber o grande homem que foi o seu avô/bisavô/tataravô.

Saibam todos aqueles que lerem essa homenagem, quem foi HEYDER CALDERARO MARTINS. Do aluno 17 (NPOR) ao Coronel Calderaro (Polícia Militar do Pará), tornou-se um homem honrado, de muita sabedoria, com senso de justiça apurado, cortês e educado, disciplinado e disciplinador, inteligente, responsável e verdadeiro, generoso, solidário, probo e urbano, extremamente profissional, com espírito de cooperação, zeloso com o patrimônio público, perseverante no cumprimento da missão, e principalmente, um amigo leal... 

Qualidades estas que não são simplesmente elencadas para homenageá-lo... ele de fato às introjetou no seu caráter... às vivenciou no seu período de caserna e ainda hoje às possui e às vive no seu dia a dia, capitaneadas por um caráter digno, "construído" em bases familiares sólidas e de honestidade inquestionável. Que a geração futura da sua família, quando ouvirem falar de você, insigne amigo e eterno aluno 17 do NPOR/89, que saibam por aqueles que contigo conviveram, o cidadão de bem e altruísta, que você se tornou... muito da nossa amizade sincera que perpetuamos foi graças à sua percepção e "feeling" de saber escolher conviver com pessoas que pudessem, de alguma forma, agregar-lhe valores morais e éticos e assim, contribuir para que você se tornasse o grande homem que és hoje, portanto, fazer parte do seu rol de amizades que você cuida e cultiva, muito me honra e me envaidece. Com relação ao lado pessoal e efetivo, posso dizer pelas minhas observações, do grande pai, irmão e filho que tu demonstras ser... e agora... avô também... constantemente presente na vida de todos os parentes que ama... afetuoso com os filhos, aconselhando-os e orientado-os, acerca das vicissitudes da vida... além do que, sempre foi cuidadoso e preocupado com a saúde de seus pais. Parabéns ilustre amigo e irmão!!!! O aniversário é seu!!!! Mas o presente quem ganha, somos todos nós!!!!! FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!

 

ADENDO: Ao término deste texto que muito me apraz, advém-me pensamentos sobre os desígnios de Deus, bem como conjecturas acerca de nossas existências; o dom da vida concedido por Deus, nosso livre-arbítrio, entre outras divagações, arisco-me a dizer que: quer seja como aluno 17 do NPOR/89; quer seja como o Cel Calderaro da PMPA; quer seja como um filho cuidadoso, um Pai dedicado e um irmão protetor, mas primordialmente, um amigo leal e meu irmão em Cristo... saiba pois que, você é um homem predestinado e abençoado por Deus, destinado a grandes missões aqui na terra. E, no intuito de fortalecer essas minhas elocubrações, fui procurar sinais nas escrituras sagradas, senão vejamos...

 

* ANTIGO TESTAMENTO

     1 - LIVRO DE PROVÉRBIOS, capítulo 17, versículo 17:  "... Em todo o tempo ama o amigo; e para hora da angústia nasce o irmão."

     2 - LIVRO DE JOSUÉ, capítulo 17, versículo 17: "... Grande povo és, e grande força tens; não terás uma sorte apenas;"

     3 - LIVRO DE CRÔNICAS, capítulo 17, versículo 17: "... e trataste-me como a um homem ilustre, ó senhor Deus."

     4 - LIVRO DE JEREMIAS, capítulo 17, versículo 17: "... meu refúgio és tu no dia do mal."

 

* NOVO TESTAMENTO

     1 - LIVRO DE JOÃO, capítulo 17, versículo 17: "... Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade."

 

Ps: Ao encontrar este versículo no livro João, minha mente voa para a passagem bíblica do dia da crucificação, onde Jesus Cristo, preso pelo Sinédrio, na presença do governador Pôncio Pilatos, que tenta, debalde, encontrar algum crime naquele homem ali detido, responde aquele governador sobre a pergunta feita a si, de que seria o Rei dos Judeus:

" Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. TODO AQUELE QUE É DA VERDADE OUVE A MINHA VOZ."

 

- PORTANTO, MEU AMIGO, AGORA CONVICTO!!! SEI QUE NÃO FOSTES O ALUNO 17 AO ACASO, E POR ISSO, CONSCIENTIZO-ME AGORA QUE ÉS UM HOMEM PREDESTINADO!!!!!!!

 

Ps: Salve o dia 28 de julho de 1970!!!!!!! Felicitações, irmão!!!!!!!! Saudades das nossas conversas... espero reencontrá-lo em breve... Seja feliz!!!!!

 

Ass: Seu amigo, Aluno 28 (NPOR/89).