Educação de São Paulo um tormento hoje!

Estamos saindo de férias! Nem no período da pandemia, nós professores nunca vivemos períodos tão estressantes como o atual ,com modificações drásticas promovidas pela Seduc com um furacão de plataformas implantadas, obrigando alunos e professores a se desdobrarem nas adaptações e excessivas cobranças por resultados numéricos, como se estivesse à frente

de altas linhas de produções em tempos de guerra. E para ilustrar a minha linha de pensamento do que foi essencial na Educação da minha geração e confrontar os dias de hoje, vou citar um comentário meu no face sobre três mestres de cinquenta anos atrás.

"Guardadas as devidas proporções, eu coloco o mestre Raimundo Alancântara e a mestra Arturzita Silva Santana, no mesmo patamar de Rosa Oliveira Magalhães, tamanha a importância dos três no contexto educacional de Santa Maria Da Vitoria,Samavi. Claro que existem tantos outros grandes nomes na educação da nossa cidade, mas ninguém é tão reverenciado quanto dona Rosa, Mestre Raimundo e Mestra Arturzita Santana, pelas gerações contemporâneas a cada um deles, o que só ratifica a minha colocação. Podem até dizer que estou exagerando na minha assertiva! Se alguém conseguir provar o contrário do que eu exaro aqui agora que mencione; mesmo que isso não mudará a minha opinião com relação aos três: Dedicaram de corpo e alma quase que tempo integral à educação de Samavi. Ontem , dia seis, assistindo a uma aula de um professor de ciências, o Jorge, que mencionou as dificuldade de não haver possibilidades de aulas experimentais em laboratórios, sem apoio do governo , eu citei o mestre Raimundo, que nos anos setenta já dava aulas com experimentos para os alunos, sem nenhuma estrutura, mas o carinho e a dedicação de alunos e professor, possibilitava a prática de aulas com experimentos: Maravilhoso, respondeu o colega professor. Hoje existe a profissão de resenhas. A mestra Arturzita nos ensinou a fazermos análises literárias dos livros indicados para leituras ou seja, ela nos ensinou a fazer resenhas completas, porque tínhamos que avaliar, escola literária, fator psicológico dos personagens, época, cenário, foco narrativo, e muito mais. Raimundo e Arturzita são fantásticos!"

Hoje ,por exemplo, a educação de São Paulo introduziu um cabedal de plataformas digitais nas grades, achando com isto a Educação Paulista proporcione um salto de qualidade rumo a I A, com o tal intuito de dizer que estamos entrando na era da tecnológica! Mas é um ledo engano!

O Brasil até 1985 era referência mundial na tecnologia aero espacial. Governos da China e Índia enviaram um grupo de cientistas para captarem o nosso conhecimento tecnológico, já que EUA e URSS jamais abriram seus segredos tecnológicos. Hoje o Brasil está sucateado em termos tecnológicos e a China e a Índia já fazem sombra às antigas potências tecnológias .

Enquanto países mais avançados estão recuando com relação aos excessos de plataformas digitais, retornando assim ao verdadeiro sentido essencial da educação, o Estado de São Paulo faz o contrário: está transformando os professores em simples monitores e os alunos em robôs.

Carl Sagan disse que a tecnologia tem que estar a serviço da humanidade! Não a humanidade a serviço da tecnologia! O mesmo vale para a Educação: a tecnologia tem que estar a serviço da Educação e não o que estamos sendo instados a fazermos! Estamos a serviço da tecnologia imposta nas escolas com excessos.

Tudo gira em torno do poder financeiro, já que as plataformas são em sua maioria, da iniciativa privada .

Vejo uma geração de estudantes aqui em Sampa, em sua maioria, sendo preparados não para I A, inteligência artificial, mas sim para B I A: inteligência burra artificial. Há uma geração enorme de alunos recém chegados do fundamental 1 totalmente não alfabetizados. Onde está o erro? Não sei. Só que a minha geração que teve dona Rosa, Mestra Arturzita e Mestre Raimundo, foi muito bem preparada por eles e tantos outros mestres. Mestre Raimundo e Mestra Arturzita adaptaram às tecnologias usando as a serviço da Educação mantendo a essência. Hoje talvez aqui em São Paulo não conseguissem a adaptação devido ao fato do tolhimento da essência na Educação, essência essa que fizeram gerações de alunos seus , há mais de meio século, estudantes preparados para o exercício no mundo, o que não vejo na maioria dos alunos da nossa rede pública estadual. Não por culpa deles! São todos alunos com grande potencialidade mas com pouco comprometimento, por culpa dos muitos fatores dentre eles, o sistema educacional implantado no Estado de São Paulo ao longo dos ultimos trinta anos.

Não sabemos aonde chegaremos! Espero que os gestores estejam corretos com este novo modelo na Educação do Estado de São Paulo.

É o que há.