EM OFERTÓRIO...CALE-SE...UMA POESIA EM HOMENAGEM A CHICO BUARQUE...🍷🍷🍷🍷🍷

OFERTÓRIO.

Senhor,

Neste momento sagrado

Não tenho nada para oferecer-te,

A não ser estas mãos vazias.

Mãos calejadas que plantam,

Colhem e amassam o pão tão minguado

Na mesa de todos os dias.

Eu te ofereço a face

Coberta de suor e lágrimas;

As chagas abertas que nunca cicatrizam,

Meu corpo ensanguentado

Pelo peso da cruz que carrego,

Pelo trabalho escravo da vida inteira,

Mas tão escassa a colheita.

Trago o grito sufocado

No fundo da minha alma.

Em vão minhas preces se fazem

Em resignado silêncio.

A liberdade cerceada

Poe este "cale-se" amargo

Que transborda de dor e sofrimento.

Senhor,

Tenho fome e sede.

Convida-me para a tua ceia,

Alimenta meu corpo

Com o pão que fortifica,

Aviva meu espírito

Com o sangue das suas chagas.

Devolve-me a esperança

Com o poder de tuas palavras.

Poesia escrita pela minha irmã:

MARI WATANABE aqui do RL.

(Direitos Autorais Reservados).

🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷 🍷

Minha querida irmã, esta poesia OFERTÓRIO retrata muito bem o sofrimento de um povo oprimido que labuta muito para ganhar o pão de cada dia. Sim, as mãos vazias estão "calejadas", são anos de luta, de suor e de resiliência na batalha diária do trabalhador...

As chagas abertas, o coração ferido de Jesus, o seu sangue ainda jorra nesse povo oprimido que afoga todo o seu sofrimento, pois suas vozes ainda continuam "embargadas", trazem o grito sufocado, a sua liberdade cerceada.

Você me disse que ao escrever a poesia veio a palavra "cale-se" inspirada na música "CÁLICE " de Chico Buarque e que esses versos são uma homenagem aos trabalhadores oprimidos, sem direito à voz em uma sociedade capitalista.

Tomo então a liberdade de homenagear este grande músico, Chico Buarque de Holanda que tão bem retratou este cenário de opressão, do trabalhador sufocado em meio a repressão imposta pela ditadura militar.

Para driblar a censura Chico Buarque usou a expressão "Cálice " na sua música que foi censurada e se tornou um símbolo de resistência ao regime da época.

Então o "cale-se" da sua poesia chega ao "Cálice " de Chico Buarque metaforizando o "vinho tinto de sangue" , relembrando o momento em que Jesus escolheu o vinho, reuniu os seus discípulos e celebrou o seu sacrifício na Cruz.

Ao se referir ao Pai afastar o cálice, a música pode sugerir um pedido de socorro para afastar tanta violência, tanta opressão, tantos extermínios impostos pelo regime vigente na época , e devolver assim ao Povo a salvação, a união, a reconciliação e a paz tão almejada.

As mãos calejadas e o trabalho escravo da vida inteira como estão nos seus versos, lembra a outra música de Chico Buarque, "CONSTRUÇÃO ", onde o cantor faz uma crítica social e política profunda aos trabalhadores que são submetidos a péssimas condições de trabalho e uma rotina exaustante no seu dia a dia.

Ainda hoje, passado mais de cinquenta anos da criação da música, apesar dos avanços, dos ganhos nas relações trabalhistas, ainda presenciamos denúncias, violação de direitos, exploração, desumanização e denúncia análogo às condições de trabalho escravo.

Minha querida irmã, como você diz, é preciso "dar voz" ao sofrimento do trabalhador, ninguém deveria se sujeitar a trabalhar sem as condições mínimas de segurança, proteção e com todos os seus direitos assegurados; junto a isso têm a sujeição e violência psicológica, esse assédio de todos os tipos que fere e deixa marcas profundas.

E é muito triste perceber que infelizmente a sociedade hoje ainda se "CALA" diante de tantas perplexidades, acaba naturalizando muitos tipos de violências, tanto a social, do trabalho, a familiar, a urbana, a racial, os preconceitos,etc...; em meio a essas questões aumenta-se a violência psicológica utilizada em todas as práticas; muitas vezes ela chega de forma velada, tirando a dignidade, a auto estima, minando as forças das pessoas envolvidas.

🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷

Principais músicas de Chico Buarque.

- A Banda 1966.

- Deus lhe pague 1971.

- Meu caro amigo 1976.

- Construção 1971.

- Cálice 1978.

- Apesar de você 1978.

- Geni e o Zepelim 1979.

- Cotidiano 1971.

- João e Maria 1991.

- Pedaço de mim 1978.

Chico Buarque é cantor, compositor, violinista, dramaturgo e escritor.

Começou a se destacar em 1966 com a música A Banda.

Exilou-se na Itália em 1969 devido ao regime militar; retornou em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no País.

Em 1971 foi lançado Construção, sendo considerada pela crítica um dos seus melhores trabalhos.

Vencedor de 03 prêmios Jabutis: em 1992 com Estorvo, Budapeste lançado em 2004 e Leite Derramado em 2010.

Em 2019 recebeu o Prêmio Camões, o principal Troféu Literário da Língua Portuguesa, pelo conjunto da obra.

Ouçam a música: CÁLICE.

https://youtu.be/fFvt1mfYKoA?

si=C4Z021UNiiAct9Bl

Lélia Angélica e Mari Watanabe
Enviado por Lélia Angélica em 04/07/2024
Reeditado em 12/07/2024
Código do texto: T8099491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.