imagem_sao_joao_batista_resina_100cm_4493_1_7f552be7f3bddf9e44afbe7871a004ac.jpg

São João

Img google

 

 

Isabel deu à luz o santo que prepararia o caminho divino de Jesus. Décadas depois, João batizou o filho de sua tia Maria. A fogueira, na tradição católica lembra, portando, uma família que se protegeu.

 

A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.

 

O Dia de São João é comemorado, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países.

 

A festa junina, a princípio, era pagã e servia para os europeus comemorarem a colheita e o solstício de verão (no hemisfério Norte, ele ocorre em junho). Depois, com o avanço do cristianismo na Europa, a Igreja Católica apropriou-se da tradição e incluiu a celebração dos santos.

 

O dia 24 de junho é tido como o de nascimento de João Batista. Além do Brasil, o dia de São João e as festas juninas são celebradas na Espanha, Canadá, Dinamarca, França e Noruega. No Nordeste brasileiro, as festas simbolizam a gratidão aos santos pelas chuvas e têm características próprias.

 

Boas festas a todos.

1698961.gif

 

 

Ejedib
Enviado por Ejedib em 24/06/2024
Reeditado em 24/06/2024
Código do texto: T8092568
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.