Chico Buarque - 80 Anos
1700203.png
Chico Buarque de Holanda

Cantor, compositor, dramaturgo e escritor. 

 

Francisco Buarque de Holanda, mais conhecido como Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1944. É filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim.

 

Homenagem da Globo News 

 

https://g1.globo.com/globonews/especial-de-domingo/video/chico-buarque-completa-80-anos-essa-semana-12682447.ghtml

 

Chico muda-se em 1953 para a Itália, com suas três irmãs. Lá, Chico estudou em escola americana, e em pouco tempo falava três idiomas: português em casa, italiano na rua e inglês na escola. 

 

Se esse cara não fosse o gênio que é, seja na literatura, na criação de centenas de composições poéticas cantando o amor em todas as suas formas, nas alcovas das histórias mais belas, - ora em pele de mulher, de gay, de artista, de poeta, malandro, amante e tantos outros personagens…

 

Ele se coloca como um expectador da história para denunciar as barbáries dos anos de chumbo; de subir os morros do Rio de Janeiro pra contar as histórias mais inusitadas sobre  “ O Guri”, “O Pivete” e o menino que todos nós um dia fomos, - ele conta e canta  as nossas histórias, - cantando. 

 

Com sua voz muito afinada, emprestando uma interpretação única e singular, nas quais ele põe o seu DNA, como a dizer: é dessa entonação e forma que eu quero transmitir a minha canção. 

 

Claro que neste espaço do Recanto das Letras vimos só registrar esse acontecimento do octogésimo  aniversário de Chico Buarque, este personagem importantíssimo para o Brasil, para a educação, a cidadania, a brasilidade, literatura, música, política e para a democracia. 

 

Não bastassem toda a obra cultural do Chico, - a gente sabe da pessoa simples, discreta e amante do futebol e das peladas em seu campo, - das quais já participaram inúmeros craques amadores e profissionais. 

 

Livros Publicados:

 

1. "Fazenda Modelo" (1974) - Romance.

2. "Gota d'Água" (1975) - Adaptação da peça teatral coescrita com Paulo Pontes.

3. "Calabar - O Elogio da Traição" (1973) - Peça de teatro, coescrita com Ruy Guerra.

4. "Estorvo" (1991) - Romance.

5. "Benjamim" (1995) - Romance.

6. "Budapeste" (2003) - Romance.

7. "Leite Derramado" (2009) - Romance.

8. "O Irmão Alemão" (2014) - Romance.

9. “Essa Gente” (2019} - Romance. 

10. “Anos de Chumbo” (2021) Contos

 

As Peladas no Campo do Chico 

 

As famosas peladas no campo da residência de Chico Buarque atraem uma variedade de personalidades notáveis do mundo artístico e cultural brasileiro.

 

Essas partidas são conhecidas não apenas pelo futebol em si, mas também pelo ambiente de camaradagem e criatividade que fomentam. Muitas vezes, ideias para novas músicas, parcerias e projetos culturais surgem nesses encontros, fazendo deles um ponto de convergência importante na cena artística brasileira.

 

Essas peladas mostram como o futebol pode ser um ponto de conexão cultural e social, reunindo diversas personalidades que compartilham a paixão pelo esporte e pela arte.
 

1700204.png


1700205.png
 

1700206.png

Link:  https://youtu.be/ADxdY6OUuw8?si=LoK7XaEDDRg_mRKY

 

Trechos de Letras do Chico

 

🎼

Pedro Pedreiro _ 1965]🎼

 

“Pedro pedreiro penseiro esperando o trem

Manhã, parece, carece de esperar também

Para o bem de quem tem vintém”. 

 

 

🎼 Olê, olá (1965)

 

“Não chore ainda não/ Que eu tenho um violão

E nós vamos cantar/ Felicidade aqui

Pode passar e ouvir / E se ela for de samba

Há de querer ficar”. 🎼

 

 

Roda-viva (1967)

Chico Buarque

Para a peça Roda-viva, de Chico Buarque

 

“Tem dias que a gente se sente

Como quem partiu ou morreu/ A gente estancou de repente / Ou foi o mundo então que cresceu

 

A gente quer ter voz ativa/ No nosso destino mandar / Mas eis que chega a roda-viva

E carrega o destino pra lá

 

Roda mundo, roda-gigante/ Rodamoinho, roda pião

O tempo rodou num instante/ Nas voltas do meu coração”.🎼

 

 

Carolina (1967)

Chico Buarque

 

Carolina/ Nos seus olhos fundos

Guarda tanta dor/ A dor de todo esse mundo

Eu já lhe expliquei que não vai dar

Seu pranto não vai nada mudar

Eu já convidei para dançar/ É hora, já sei, de aproveitar

Lá fora, amor / Uma rosa nasceu

Todo mundo sambou / Uma estrela caiu

Eu bem que mostrei sorrindo: Pela janela, ói que lindo

Mas Carolina não viu.”.

 

🎼

Sabiá (1968)

Tom Jobim-Chico Buarque

 

“Vou voltar / Sei que ainda vou voltar

Para o meu lugar / Foi lá e é ainda lá

Que eu hei de ouvir cantar/ Uma sabiá

Cantar uma sabiá/ Vou voltar

Sei que ainda vou voltar.”. [histórica vaia]
 

 

 

Prêmio Camões - 2019. [Emocionante]*

 

https://youtu.be/qrAq10cvO4k?si=CbUtKUNp2R-Dlxsk


1700208.png

 

 

Chico Buarque foi o vencedor do Prêmio Camões em 2019, um dos mais prestigiosos prêmios literários da língua portuguesa. O Prêmio Camões é concedido anualmente a um escritor de língua portuguesa que tenha contribuído significativamente para a literatura em língua portuguesa. 

 

Chico Buarque foi o 13º brasileiro a receber o Prêmio Camões desde a sua criação em 1988. Ele foi escolhido pelo júri do prêmio, composto por especialistas de vários países lusófonos, em reconhecimento à sua contribuição excepcional para a literatura em língua portuguesa, tanto em seus livros quanto em suas letras de músicas.

 

O Prêmio Camões é uma honra concedida a escritores de grande relevância e destaque nas letras em língua portuguesa, e a escolha de Chico Buarque como laureado em 2019 foi um reconhecimento não apenas de sua carreira musical, mas também de sua produção literária de qualidade e relevância.

 

[*] Se ainda não tiver assistido a entrega do prêmio, veja agora. 

 

Feliz Aniversário, Chico!

 

                                 ****

 

Texto: Chico Buarque - 80 Anos

Série: Homenagens

Texto e pesquisa: Júlio César Fernandes