Mensagem Comemorativa do Dia Nacional da Agricultura Irrigada

Neste Dia Nacional da Agricultura Irrigada, celebramos não apenas a técnica e a prática agrícola, mas também uma conquista legislativa que reconhece a importância vital da irrigação para o desenvolvimento sustentável do nosso país. Instituída pela Lei 14.830/2024, de autoria do Deputado Zé Vitor (PL - MG), e aprovada unanimemente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, esta data é sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e será comemorada anualmente no dia 15 de junho.

A criação desta data comemorativa é um marco que homenageia o esforço e a dedicação dos agricultores e agricultoras irrigantes que, com inovação e perseverança, transformam paisagens e garantem a segurança alimentar de milhões de brasileiros, como também serve para abastecer algumas demandas de mercado espalhadas pelo mundo, representadas pelas commodities agrícolas. Precisamos de ousadia e governança.

A irrigação, mais do que uma técnica agrícola, é uma ferramenta poderosa que possibilita a produção de alimentos em regiões antes consideradas pouco produtivas ou inférteis, promovendo o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental. É dessa inovação da mentalidade produtiva, surgida rudimentarmente entre 5 e 6 mil anos a.C. nas áreas do antigo Egito e Mesopotâmia, naquela região que ficou conhecida como o Quadrante Fértil (Margens dos Rios Nilo, Tigre e Eufrates), onde as tribos nômades usavam, de forma premeditada, as águas para a produção de subsistência, através da condução das forças dos rios para levar as águas aos vales de produção, onde exploravam a umidade do solo com os plantios. Inovar é pensar melhor, é arte, é técnica. Evolução!

Desde de outrora, as técnicas de irrigação foram surgindo e se especializando com a criação de tecnologia mais apropriadas e os estudos sobre o cultivo e manejo do solo e das águas, foram sendo aprofundados para mitigar os efeitos danosos dessas práticas e para favorecer o aumento da produtividade dos cultivos, capazes de alimentar a crescente população mundial. Portanto, a prática da agricultura irrigada passou a ser critério de desenvolvimento para as nações. Possuímos inovação e tecnologia, o que nos falta?

A agricultura irrigada é um exemplo de como a ciência e a tecnologia podem se aliar ao trabalho árduo do campo, resultando em colheitas abundantes e diversificadas. Graças à irrigação, conseguimos não só aumentar a produtividade, mas também enfrentar os desafios das mudanças climáticas, preservando recursos hídricos e solos. Porém, esse trabalho de exploração dos solos e das águas, trazem consigo o peso da responsabilidade, ou melhor, da nossa corresponsabilidade em lidar de forma sustentável com os recursos naturais, justamente para não incorrermos nos erros do longínquo passado do Quadrante Fértil, onde hoje, infelizmente, existe o imenso deserto do Saara.

Ao fortalecer e ampliar as áreas da agricultura irrigada nas terras brasileiras, se deseja não apenas produção e riqueza, mas acima de tudo, sustentabilidade das ações produtivas nas quais estão implícitas, a imperiosa e necessária formação profissional dos agentes produtivos, que devem aprender a conviver bem com a natureza e seus modelos de produção; que devem aprender muito bem a gerenciar seus negócios e assumir o compromisso, para com o desempenho eficaz de suas ações produtivas. Para tudo isso acontecer, é preciso educação e cultura num processo de formação continuada, dos agricultores e agricultoras, principalmente, pensando no futuro dos filhos e filhas que devem ser inseridos nesse processo e trabalhado com foco na educação do campo, que possam aprender a dar continuidade ao trabalho produtivo, sejam nos âmbitos do agronegócio, da agricultura familiar, da economia solidária, de forma que haja estímulos para que os jovens queiram permanecer vivendo e produzindo no campo.

Precisamos ampliar as áreas produtivas, entretanto, se faz necessário, empreender no sentido de trabalhar a recuperação de áreas degradas e de combater os nefastos efeitos da salinização dos solos e da desertificação como um todo, pois somente deste modo poderemos realizar o devido uso racional dos recursos existentes com responsabilidade.

O Brasil e o mundo precisam de mais alimentos saudáveis. Nossa pátria é rica em condições edafoclimáticas, recursos naturais, especialmente, em água e solos de boas qualidades, a grosso modo, bastando apenas que sejam implementados planejamentos estratégicos com a definição de zoneamentos agrícolas adequados, financiamentos com juros módicos e um processo de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural capaz de atender as demandas existentes. Nossa política agrícola precisa ser mais audaciosa, assim como as estratégias de abastecimento interno e de comercialização, para que possamos ocupar o devido lugar do Brasil no mercado mundial. Precisamos aprender a exportar!

O potencial da nação brasileira para com a produção agrícola é reconhecidamente muito grande, pois nossos arranjos produtivos locais são diversificados e precisam ser tratados como um grande e eficaz ecossistema, do qual poderemos obter os melhores resultados. É preciso equilibrar a logística produtiva e recuperar toda a estrutura dos perímetros irrigados. Como poderemos ser mais competitivos com o DNOCS em situação de total abandono? Também é necessário fortalecer as empresas de pesquisas e as atividades de extensão rural. As escolas agrícolas devem atuar em redes para dinamizar o processo de formação profissional. Quem produz precisa ser mais valorizado e não explorados pelos bancos. As áreas produtivas atingidas por catástrofes (por enchentes e secas) devem ser socorridas igualmente para o pronto restabelecimento de suas condições produtivas. Segurança hídrica, segurança alimentar e sustentabilidade devem ser prioridades, pois é possível triplicar as áreas irrigadas do Brasil. Imaginem só na potência que nos transformaríamos... Essas questões são cruciais e precisam de resolutividade!

Neste dia especial, reconhecemos o papel fundamental dos agricultores(as) irrigantes que, com sua experiência e conhecimento, contribuem para o avanço do setor agrícola. Sua capacidade de adaptação e inovação é inspiradora e essencial para a construção de um futuro mais sustentável e próspero.

A todos os envolvidos na agricultura irrigada, nosso agradecimento e reconhecimento. Que continuemos a cultivar não só a terra, mas também a esperança e a certeza de um amanhã melhor. Parabéns pelo Dia Nacional da Agricultura Irrigada!