JESUS: Coração vivamente imenso de Amor e Virtudes, perdoai-nos sempre. Amém! Reparemos nossos pecados ao Divino Jesus com obra de caridade e misericórdia e boa confissão e pura recepção da Eucaristia. Gratidão a Jesus ...

"Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus ofereço-vos, através do Coração Imaculado de Maria, mãe da Igreja, em união com o Sacrifício Eucarístico, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação das nossas ofensas e pela salvação de todos os homens, com a graça do Espírito Santo, para a glória do Pai Divino. Amém. "

Vatican News, SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

______________

JESUS: Coração vivamente imenso de Amor e Virtudes, perdoai-nos sempre. Amém! Reparemos nossos pecados ao Divino Jesus com obra de caridade e misericórdia e boa confissão e pura recepção da Eucaristia. Gratidão a Jesus ...

“O Coração de Jesus e seu Anjo da Guarda com sua Mãe Dolorosa não nos abandona jamais. Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós!

J B Pereira

“O meu coração divino está tão apaixonado pelo amor à humanidade que, como não pode mais conter dentro de si as chamas de sua ardente caridade, precisa espalhá-las. Eu a escolhi para esse grande plano", disse Margarida Alacoque em 27 de dezembro de 1673. Ela foi a religiosa da Ordem da Visitação de Santa Maria - convento francês de Paray-le-Monial, no Loire, desde 1671. "

"O Papa: um documento sobre o Sagrado Coração de Jesus, para um mundo que parece sem coração

No final da Audiência Geral, o Papa anunciou que em setembro próximo publicará um texto magisterial sobre “esse culto carregado de beleza espiritual”, para que ilumine o caminho de renovação da Igreja e da humanidade.

Alessandro Di Bussolo – Vatican News"

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2024-06/papa-francisco-audiencia-geral-apelo-paz-terra-santa-ucrania.html

________________

ANTECEDENTES DA DEVOÇÃO AO CORAÇÃO DE JESUS: Curiosidades (10 ao todo!)

Santo Agostinho (+430), Padre e Doutor da Igreja, um dia escreveu que São João, que deitou a cabeça sobre o peito de Cristo durante a última ceia, bebeu os “segredos sublimes das profundidades mais íntimas do Coração de Nosso Senhor”.

São Thierry e Santa Clara de Assis foram muito devotos

O hino mais antigo ao Sagrado Coração do Jesus é o “Summi Regis Cor Aveto”, em suas primeiras letras fala sobre a saudação que alguém faz ao coração do rei altíssimo. Considera-se que é obra de Herman Joseph (+1241), de Colônia (Alemanha).

Há vários santos que tiveram visões sobre o Coração de Jesus: Santa Lutgarda (+1246), Santa Matilde (+1298), Santa Angela de Foligno (+1309), Santa Juliana de Norwich (+1416), Santa Verônica Giuliani (+1727).

Santa Gertrudes, a Grande, propagou a devoção ao Sagrado Coração

Santa Gertrudes, a Grande (+1302) foi uma das grandes difusoras da devoção ao Coração de Jesus. Em uma das aparições, a santa repousou sua cabeça sobre a chaga do lado do Senhor e escutou o divino coração palpitar.

Santa Margarida Maria Alacoque (+1690) recebeu a seguinte missão de Jesus: “Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares”.

Papa Pio IX, em 1856, escreveu encíclica sobre o Coração de Jesus: “Annum Sacrum”; Leão XIII, “Miserentissimus Redemptor”, Pio XI; e “Haurietis Aquas”, de Pio XII.

A Festa do Imaculado Coração de Maria é celebrada no dia seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, foi estabelecida assim pelo Papa Pio XII em 1944, porque estes dois corações são inseparáveis.

São João Paulo II tinha muito carinho pelo Sagrado Coração de Jesus e ordenou que na festa do divino coração fosse realizado o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós e dos sacerdotes!

https://www.catedraldepetropolis.org.br/noticias-sagrado-coracao-de-jesus/

____________________

Na idade Média, São Thierry (+1148) ensinava que era importante “entrar plenamente no Coração de Jesus, no Santo dos Santos”. Enquanto Santa Clara de Assis (+1253) saudava muitas vezes ao dia o Sagrado Coração no Santíssimo Sacramento.

As origens da devoção

A França é filha primogênita da Igreja. Ela foi um berço de santos e também um lugar de aparições marianas, como La Salette (em 1846) e Lourdes (em 1858). E foi neste país que Deus quis também despertar a devoção ao Seu Sagrado Coração.

Alguns místicos na Idade Média, como Matilde de Magdeburg (1212-1283) e o Beato dominicano Enrico Suso (1295 – 1366) já cultivavam a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. E em 1672, João Eudes, sacerdote francês, celebrou esta festa pela primeira vez. 1 Mas foram especialmente com as revelações de Nosso Senhor feitas à mística francesa Santa Margarida Maria Alacoque, a partir de 1673, que a devoção se propagou ainda mais.

Conheça as 12 promessas

1ª: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12ª: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Editorial MBC, Guia: Deus é Rei, Dois Irmãos, Minha Biblioteca Católica, p. 42

https://bibliotecacatolica.com.br/blog/destaque/sagrado-coracao-de-jesus/

______________

Além disso, a devoção ao Sacratíssimo Coração de Jesus aparece recomendada por muitos outros pontífices no decorrer da história da Igreja. Papa Leão XIII, Inocêncio XII, Bento XIII, Clemente XIII, Pio VI e Pio IX contribuíram devotamente para a sua propagação. A encíclica Haurietis Aquas — promulgada em 15 de maio de 1956 —, do venerável Papa Pio XII, foi o maior documento pontifício a fundamentar com excelência a devoção, no que diz respeito a sua teologia.

Já Pio IX enfatizava a necessidade do sacrifício e da oração para que Nosso Senhor reinasse nos corações dos homens.

https://bibliotecacatolica.com.br/blog/destaque/sagrado-coracao-de-jesus/

___________________

"O capítulo 11 de São Mateus apresenta a continuação do ministério de Jesus, que começa a enfrentar a incredulidade de algumas pessoas e a rejeição de outras.

Jesus envia seus discípulos para realizar milagres e pregar o evangelho.

Jesus se dirige diretamente ao povo, chamando-os para que venham a Ele e encontrem descanso para suas almas.

Mateus 11:28-29: " - Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Jesus convida as pessoas a se aproximarem dele, apegando-se a ele e aprendendo dele, para encontrar descanso e paz em suas almas.

Salmo 86:5: "Pois tu, Senhor, és bom, e pronto para perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam." Jesus convida as pessoas cansadas e sobrecarregadas a virem a Ele e encontrar descanso em sua graça e bondade.

Isaías 55:1: "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite." Jesus oferece a todos, independentemente da sua situação financeira ou social, a oportunidade de encontrar vida e satisfação nele.

Lucas 9:23: "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz, e siga-me." Jesus chama as pessoas para deixar tudo e segui-lo, assumindo sua cruz diariamente e encontrando vida em união com Ele."

FONTE: Bíblia Ave Maria

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/11/

___________

Além da Virgem do Coração Imaculado Coração de Maria Santíssimas e São Mateus (acima já citado), mais ainda "São João Apóstolo e Evangelista, o Discípulo Amado, que teve a grande alegria de reclinar a cabeça no Coração de Jesus e escutar tão amoroso palpitar", podemos incluir os apóstolos e os evangelistas, as santas mulheres.

São Padre Pio de Pietrelcina: o santo capuchinho compôs uma oração, a "Coroinha ao Sagrado Coração de Jesus", onde ao terminar, rezava:

" - Ó Sagrado Coração de Jesus, a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, pobres pecadores, e concedei-nos as graças que vos pedimos, por meio do Imaculado Coração de Maria, vossa e nossa terna Mãe".

A monja cisterciense Santa Lutgarda nascida em 1182 é uma das primeiras a ter uma experiência mística relacionada com o Sagrado Coração de Jesus.

Estamos a falar de Santa Gertrudes de Helfta, São Cláudio La Colombière e Santa Margarida Maria Alacoque.

A São Cláudio, inclusive, Jesus pediu que houvesse uma festa litúrgica em honra do Seu Sagrado Coração.

Já a Santa Margarida, revelou as doze promessas aos que forem devotos fiéis.5 de jul. de 2023.

... outros santos que foram devotos do Coração de Jesus. Dentre eles, estão: Santa Ângela de Foligno, Santa Juliana de Norvich e Santa Verônica Giuliani.

Santos devotos do Sagrado Coração de Jesus – . - Cristo Rei

https://cristorei.pt/noticias/ler/162-santos-devotos-do-sagrado-coracao-de-jesus#:~:text=Estamos%20a%20falar%20de%20Santa,aos%20que%20forem%20devotos%20fi%C3%A9is.

______________

São Domingos Sávio – “Sua oração predileta – afirma Dom Bosco – era a coroa ao Sagrado Coração de Jesus para reparar as injúrias que recebe dos hereges, infiéis e maus cristãos”.

São João Eudes – Com São João Eudes (1601-1680), podemos dizer que a devoção ao Sagrado Coração como que atingiu a maioridade. Com efeito, graças à sua ação, esta devoção deixou de ser exclusivamente privada e se tornou pública e oficial. Com ele se instituiu o culto litúrgico ao Sagrado Coração.

Beato José de Anchieta – O primeiro devoto do Coração de Jesus no Brasil nascente. A primeira igreja no mundo consagrada ao Sagrado Coração, o foi por Anchieta, em 1585, no Espírito Santo. Anchieta era grande devoto do Coração de Jesus. Ele escreveu versos sobre o Coração de Jesus: "a lança que abriu-lhe o peito…". Ele estava já se antecipando nessa devoção. Ele a tinha, mas não a inculcava publicamente porque não estava ainda aprovada.

Composição: Roberto Carlos – Erasmo Carlos

No Coração de Jesus

Tenho tudo que eu quero

No Coração de Jesus

Tenho a paz que eu preciso

Tenho o abrigo perfeito

Contra qualquer perigo

Tenho o apoio da mão

Do verdadeiro Amigo.

O Coração de Jesus

Ilumina minha alma

O Coração de Jesus

Me dá força, me acalma.

NEle eu posso chorar

E pedir Seu perdão

O Coração de Jesus

É minha salvação.

Oh! meu Sagrado Coração de Jesus

Que morreu por nós, Coração de Jesus

Filho de Deus e nosso Irmão

Meu Sagrado Coração de Jesus.

Aqui estamos Coração de Jesus

Nos abençoa, Coração de Jesus

E nos perdoa Tê-lo posto na Cruz

Coração de Jesus.

No Coração de Jesus

Qualquer um, qualquer hora

Encontra as portas abertas

Não quer mais ir embora.

Come do Pão que é do trigo

Dos campos do céu

No vinho o Sangue que lava

O pecado mais cruel.

Feliz daquele que crê

No verdade infinita

Pois tem no amor de Jesus

Tudo o que necessita.

Jesus vive em mim

E eu vivo no Seu Coração

O Coração de Jesus

É minha salvação.

Oh! meu Sagrado Coração de Jesus

Que morreu por nós, Coração de Jesus

Filho de Deus e nosso Irmão

Meu Sagrado Coração de Jesus.

Aqui estamos Coração de Jesus

Nos abençoa, Coração de Jesus

E nos perdoa Tê-lo posto na Cruz

Coração de Jesus.

Oh! Meu Sagrado Coração de Jesus

Que morreu por nós, Coração de Jesus.

https://www.cantodapaz.com.br/blog/2010/06/06/sagrado-coracao-solenidade/

________________

Caminho da Canonização de Beata Madre Clélia Merloni (1861-1930): Oremos e invoquemos por milagres...

https://www.apostolas.org.br/apostolassp/pagina/148-madre-clelia

“O Divino Coração de Jesus foi a luz de sua existência. Os pobres, os oprimidos, os infelizes, sua preocupação. Viveu de pureza, simplicidade e caridade.” Beata Madre Clélia Merloni

https://www.apostolas.org.br/apostolassp/pagina/148-madre-clelia

Província Brasileira Sagrado Coração de Jesus

Rua Coronel Melo de Oliveira, 221

05011-040 - São Paulo / SP - (11) 3202-8700

apostolas.pbscj@gmail.com

Milagres comunicar ao email acima.

Madre Clélia Merloni nasceu em Forli - Itália, em 10 de março de 1861.

Clélia Merloni funda o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no dia 30 de maio de 1894 em Viareggio, Itália.

Madre Clélia morreu em Roma em 21 de novembro de 1930. Seu corpo foi sepultado no cemitério Campo Verano.

Em 27 de janeiro de 2018, a assinatura do Santo Padre no Decreto de um Milagre completou o processo de beatificação. A Missa, na qual ocorrereu o Rito de Beatificação, foi celebrada em 03/11, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Seu corpo permanece incorrupto e encontra-se na Capela da Casa Geral, em Roma-Itália, para veneração.

FONTE: https://www.apostolas.org.br/apostolassp/pagina/148-madre-clelia

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 07/06/2024
Reeditado em 07/06/2024
Código do texto: T8080897
Classificação de conteúdo: seguro