Floriano - Homenagem ao Santo militar - J B Pereira

Ver abaixo sobre São Floriano

J B Pereira

__________

Guerreiro Guilherme de Gellone - Homenagem ao santo militar

LISTA DOS SANTOS GUERREIROS DO CATOLICISMO: Longino, São Jorge, Sebastião, Demétrio, Cristóvão, Expedito, João e Paulo, Joana D'Arc, Inácio de Loyola, José Sanches del Rio etc.

"26 - Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?" Mateus 16:26

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6423300

_____________

Lista de santos militares:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_militar

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/8078698

_______________

São Floriano Guerreiro Mártir é Padroeiro da Polônia e Lins, norte de Áustria. Também, Padroeiro do Corpo de Bombeiros Militares.

Patrono dos que combatem incêndios e fogo, inclusive é protetor dos limpadores de chaminés.

Oração de São Floriano

“Ó Deus, que envia ao mundo homens e mulheres para nos lembrar que o seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos, pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

fontes: Wikipedia | www.cruzterrasanta.com.br

___________

"O Santo do Dia é uma resenha diária dos Santos guardados na memória da Igreja. Histórias de mestres da vida cristã de todos os tempos que como faróis luminosos orientam o nosso caminho."

Vaticannews

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html

_____________

São Floriano - Santo guerreiro mártir - Primeiro registro no século VIII

https://www.youtube.com/shorts/d5hbw568IBU

"Seu culto se popularizou rapidamente na Áustria e na Alemanha, onde os fiéis recorrem a ele pedindo proteção em especial contra as inundações. Por essa sua tradição com a água, ao longo do tempo são Floriano se tornou o protetor contra os incêndios e padroeiro dos bombeiros."

"São Floriano nasceu provavelmente no começo do século III d.C., sob o reino do imperador romano Diocleciano. Consta que ele era um oficial romano em uma das legiões estacionadas na Europa, provavelmente na região da moderna Áustria. Ele era cristão e era administrador militar da província de Nórica. Viveu boa parte da vida na cidade de Mantem, próxima a Kems, na atual Alemanha."

"Seu oficial superior era Aquilino, comandante da legião romana no vale do rio Danúbio, onde existiam muitos soldados. O mais antigo registro histórico sobre São Floriano foi encontrado num documento de doação de terras que data do século VIII, onde o presbítero Reginolfo oferecia para a Igreja Católica algumas propriedades de terras, entre elas, “as do lugar aonde foi enterrado o precioso mártir Floriano”.

"Em 1138, seus restos mortais foram enviados de Roma pelo Papa Lúcio III para o rei Cassimiro da Polônia e para o bispo de Cracóvia, já que São Floriano tinha sido indicado como padroeiro da Polônia e de Linz, no norte de Áustria."

"São Floriano é o padroeiro dos bombeiros, protetor contra os incêndios e de todos os que combatem o fogo. É também protetor dos limpadores de chaminés. Ele viveu no século III d.C. Sua festa é celebrada no dia 4 de maio. Sua imagem conta a história de sua vida. Vamos conhece-la." [Os símbolos que aparecem na imagem dele indicam as invocações pelas quais ele atende aos seus devotos...].

São Floriano e os demais soldados recusaram-se a obedecer, alegando que:

*o imperador não era um “deus”, mas Jesus Cristo, sim;

*a fé em Cristo era um bem precioso demais;

*a fé não atrapalhava o império e não era incompatível com a função dos soldados, mas, pelo contrário, enobrecia tal função.

São Floriano - Corpo de Bombeiros | Portal

http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/portalcb/_institucional/saofloriano.php#:~:text=Seu%20culto%20se%20popularizou%20rapidamente,inc%C3%AAndios%20e%20padroeiro%20dos%20bombeiros.

_______________

NOITE DA BÊNÇÃO

TV APARECIDA

https://www.a12.com/entrar

"Aqui você poderá manter seu cadastro atualizado e participar da Família dos Devotos, fazendo sua doação com facilidade e segurança e ajudando na manutenção do Santuário Nacional de Aparecida."

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 06/06/2024
Reeditado em 06/06/2024
Código do texto: T8080135
Classificação de conteúdo: seguro