Guerreiro Guilherme de Gellone - Homenagem ao santo militar

LISTA DOS SANTOS GUERREIROS DO CATOLICISMO: Longino, São Jorge, Sebastião, Demétrio, Cristóvão, Expedito, João e Paulo, Joana D'Arc, Inácio de Loyola, José Sanches del Rio, etc.

"26 - Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?" Mateus 16:26

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6423300

_____________

Lista de santos militares:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_militar

_____________

Guilherme de Gellone - Guerreiro católico francês (c. 755 - 28 de maio de 812 ou 814)

https://www.youtube.com/shorts/o5-chwCqgUY?si=EeXVDxLvSEYRn_ey

Festa de martírio em 28 de maio

_____________________

Guilherme I - conde de Tolosa

"Em 804, Guilherme fundou um monastério em Gellone, atual Saint-Guilhem-le-Désert, que colocou sob o controle de Bento de Aniane. Retirou-se a esse monastério em 806 e levou uma vida religiosa até sua morte em 28 de maio de 812 (ou 814). Foi canonizado em 1066 como São Guilherme."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_I_de_Tolosa

Guilherme I de Tolosa, também Guilherme de Orange, Guilherme de Aquitânia ou Guilherme de Gellone (c. 755 - 28 de maio de 812 ou 28 de maio de 814) foi o segundo conde de Tolosa de 790 a 806. Seu nome em occitano é Guilhem, e é conhecido em francês como Guillaume d'Orange.[1][2]

Biografia

Guilherme nasceu no norte da atual França e era primo do rei franco Carlos Magno, uma vez que sua mãe, Auda, era provavelmente filha de Carlos Martel. Seu pai foi Teodorico I, conde de Autun. Guilherme passou a juventude na corte de Carlos Magno, e em 790 foi feito conde de Tolosa.

À frente do condado, Guilherme enfrentou os vascões e os mouros que à época dominavam a maior parte da Península Ibérica. Apesar de haver perdido uma batalha em 793 junto ao rio Orbieu, perto de Narbona, sua resistência fez com que os muçulmanos se retirassem de volta à Península Ibérica. Na ofensiva que se seguiu, Guilherme conquistou uma marca de fronteira na Península, tomando Barcelona em 803. Seu filho Bera foi o primeiro conde de Barcelona.

Em 804, Guilherme fundou um monastério em Gellone, atual Saint-Guilhem-le-Désert, que colocou sob o controle de Bento de Aniane. Retirou-se a esse monastério em 806 e levou uma vida religiosa até sua morte em 28 de maio de 812 (ou 814). Foi canonizado em 1066 [pelo Papa Alexandre II - 1061-1073] como São Guilherme.

Vista de Saint-Guilhem-le-Désert e da abadia fundada originalmente por Guilherme em 804 (atualmente um reconstrução românica).

Lenda

A partir do século XII, Guilherme - sob o nome de Guilherme de Orange - foi um personagem constante das canções de gesta francesas, nas quais aparece lutando contra os muçulmanos e defendendo a Cristandade. Apesar de muitos episódios dos poemas estarem inspirados em fatos reais, estes são em sua maioria derivados de lendas e da imaginação dos poetas medievais. Os vários poemas ao redor dos feitos de Guilherme são agrupados pelos estudiosos num ciclo literário chamado Ciclo de Guilherme de Orange ou também Ciclo de Garin de Monglane. Garin de Monglane é um antepassado lendário de Guilherme.

Relações familiares

Foi filho de Teodorico I de Autun, conde de Autun e de Aude de França, filha de Carlos Martel ...

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_I_de_Tolosa

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 04/06/2024
Reeditado em 05/06/2024
Código do texto: T8078698
Classificação de conteúdo: seguro