01 DE JUNHO DE 2024

Prólogo

Ontem, 01/06/2024, participamos, a Fátima (minha esposa), a Fabianne (minha filha) e eu, de um jantar entre muitos familiares e amigos.

A notabilíssima anfitriã, D. MARIA PEDRO RODRIGUES, que foi casada com meu tio José Rodrigues (Dudé), irmão de minha também saudosa mãe Júlia Rodrigues, estava comemorando o seu aniversário de 94 (noventa e quatro anos de idade).

Na ocasião, D. MARIA PEDRO RODRIGUES cantou a música de Luiz Gonzaga “Olha Pro Céu” e ouviu cânticos de louvores e orações de todos os presentes. – (Nota deste Autor).

ENVELHECER COM DIGNIDADE

Betty Naomi Goldstein, mais conhecida como Betty Friedan faleceu aos 85 anos de idade. Ela foi uma importante ativista feminista do século XX. Betty Friedan afirmou:

“O envelhecimento não é ‘juventude perdida’, mas uma nova etapa de oportunidade e força.” Essa perspectiva positiva nos convida a abraçar cada fase da vida.”. – (sic).

MINHA COMPREENSÃO

Sem receio de estar cometendo uma heresia eu escrevo afirmando: Envelhecer com dignidade envolve aceitar as mudanças, celebrar as conquistas e continuar a viver plenamente com saúde e feliz com as limitações impostas pela idade.

Envelhecer com dignidade é um privilégio que merece ser valorizado e respeitado. D. MARIA PEDRO RODRIGUES e todos os presentes àquela tertúlia estamos envelhecendo! Trocamos os ímpetos da juventude pela experiência.

CONCLUSÃO

Nós idosos podemos e devemos ser felizes! A felicidade não é exclusiva de nenhuma faixa etária e, com as atitudes certas, é possível viver uma vida plena e satisfatória na terceira idade.

Creio que envelhecer com qualidade de vida é essencial. Mesmo que o medo da morte e da solidão sejam comuns, tomar medidas proativas pode fazer toda a diferença para enfrentar essa fase da vida com mais bem-estar e felicidade junto de familiares e fiéis amigos.