Homenagem ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - J B Pereira - 22/05/2024.

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, é um ex-metalúrgico, ex-sindicalista e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. É o 39.º presidente do Brasil desde 2023, além de ter sido o 35.º presidente da República entre 2003 e 2011. Wikipédia

Nascimento: 27 de outubro de 1945 (idade 78 anos), Caetés, Pernambuco

______________________

"A eleição presidencial de 2022 só foi decidida no segundo turno, e, nessa etapa, Lula obteve 50,90% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro, presidente e candidato pelo Partido Liberal (PL), obteve 49,10%. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de dois milhões de votos, uma diferença minúscula levando em consideração que o Brasil possuía na ocasião mais de 156 milhões de eleitores. Trata-se da eleição presidencial mais disputada da história da Nova República até então.

"A posse de Lula foi realizada em 1º de janeiro de 2023, sendo cercada de muitos temores sobre a segurança do presidente por conta de um cenário de grande "radicalização política dos apoiadores de Jair Bolsonaro. (...) "Em 8 de janeiro, o Congresso Nacional, o STF e o Palácio do Planalto foram invadidos por milhares de bolsonaristas e destruídos pelos radicais que desejavam o retorno de Bolsonaro à presidência.

Poucos dias depois, foi descoberto pela Polícia Federal uma minuta na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, que determinava a instauração de estado de defesa para alterar o resultado da eleição presidencial de 2022. O documento foi visto como uma possível evidência de que o governo anterior cogitou realizar um golpe de Estado para evitar que Lula assumisse o poder."

Nota

|1| MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O Lulismo e os governos do PT. In.: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves (orgs.). O Brasil Republicano: da transição democrática à crise de 2016. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. p. 415-445."

"Por Daniel Neves Silva

Professor de História"

Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Veja mais sobre "Luiz Inácio Lula da Silva" em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/luiz-inacio-lula-da-silva.htm

_________________

Lula (1945- ), pernambucano, tem nos surpreendido pela emoção, compaixão, criatividade política.

Seu esforço é chegar à altura de Getúlio Vargas. Acredita no sucesso do Brasil, do povo brasileiro e do Mercosul. MERCOSUL, bloco fundado em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

J B Pereira

"Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". Foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá. Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia. Em 1978, Lula foi reeleito presidente do sindicato ... Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o PT. Em agosto de 83, participou da fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 84 participou, como uma das principais lideranças, da campanha das "Diretas-já" para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte. Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República Federativa do Brasil. No dia 29 de outubro de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, novamente na companhia do vice José Alencar, foi reeleito presidente da República com mais de 58 milhões de votos, a maior votação da história do Brasil."

FONTE: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/biografia-periodo-presidencial

________________

J B Pereira

Está do lado das pessoas do povo, não despreza ninguém, sabe negociar com parceiros e políticos de diferentes partidos.

Governa para o Brasil tão complexo, com questões tão urgentes e demandas gritantes de todo tipo.

Recebeu vários títulos de doutores "honoris causa" da Inglaterra, França, Portugal, Brasil...

Foi dar todo apoio e viabilizar recursos financeiros urgentes para o Rio Grande do Sul, assolado por recentes e constantes enchentes agora em maio de 2024.

Ajudou integrar politicamente o Brasil tão dividido por negacionismos e fake news, ódio e indiferença às demandas populares como doenças. Agora são as enchentes no sul do Brasil, exigindo presença e atitude do atual presidente.

Respeito pelo Mercosul, pelos presidentes e todos os países, pelos governantes e prefeitos do Brasil.

Coragem em defender pelo cessar-fogo que destrói Gaza por Israel, com sede de vingança contra o Hammas. Gaza paga caro com vidas por ataques de Israel, sem fim de tréguas. África do Sul, Brasil e outros países, agora a Espanha pede moderação e fim de Israel contra Gaza. Hoje, Espanha, Irlanda e Noruega reconhecem o Estado da Palestina. Brasil endossa essa posição.

Soube deixar-se prender pelo Juiz Moro no Sul do Brasil para evitar confrontos entre povo e policiais. STF o inocentou porque o processo judicial estava vigiado por inconsistências.

Seu governo está marcado pela defesa da vida, das minorias, das florestas contra garimpos, apuração de crimes contra cidadania.

http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/biografia-periodo-presidencial

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 22/05/2024
Reeditado em 24/05/2024
Código do texto: T8069059
Classificação de conteúdo: seguro