Estilos Musicais... 

Resolvi postar ou mesmo considerar este estudo como "back-up de texto" aqui no querido Recanto das Letras do que amo demais que é a música em vários idiomas como inglês, português,espanhol e francês, nesta ordem de preferências.

Desculpem-me por este texto chato "pra caraio", é só mesmo para deixar registrado e não precisar revirar 15 gigas de materiais que tenho no Drive C do meu notebook.

Escolhi a categoria "Homenagens" propositadamente!

Amo fotos também, mas a música sempre terá prioridade sobre qualquer cultura!

 

 

Estilos musicais

 

Existem vários gêneros musicais, e cada um possui as suas próprias características, com diferentes ritmos e melodias. Além disso, alguns estilos de música são mais populares do que os outros.

 

Dance/eletrônica

A ELECTRONIC DANCE MUSIC é um estilo musical comum de festas e raves. A música eletrônica surgiu na França, em 1948, repleta de batidas. Atualmente, ela pode ter formato somente de melodia ou conter letras de música - com palavras simples e marcantes. Independente da sua "forma", esse gênero musical gera uma sensação de euforia e alegria.

Esse estilo musical é bem popular, principalmente entre os mais jovens. É comum ouvir músicas eletrônicas em festivais, onde as pessoas se divertem ouvindo as batidas no último volume.

Além disso, a sua musicalidade é dançante. Por fim, vale ressaltar que, atualmente, as músicas eletrônicas costumam ser desenvolvidas com uso de recursos tecnológicos e digitais, como gravadores e sintetizadores.

 

Rock

O termo "ROCK" é resultado da abreviação de "rock and roll". Esse gênero foi criado no século XX, porém a sua popularidade deu-se somente nos anos 70. Atualmente, esse estilo musical é tão conhecido que existe, até mesmo, o dia do Rock.

Ainda falando sobre o surgimento do rock, esse estilo musical foi criado a partir de uma mescla dos gêneros rhythm and blues, country, folk e jazz. Além disso, alguns nomes de artistas populares do mundo do rock and roll são:

  • Johnny Cash;
  • Aretha Franklin;
  • Chuck Berry;
  • Little Richard;
  • Memphis Minnie;
  • Jimmy Preston.

Nos anos 60, aparecem grandes bandas aclamadas pelo público, como Pink Floyd, Rolling Stones, The Beatles e The Doors. Já nos anos 70, podemos citar The Runaways, Kiss, Led Zeppelin e Queen.

Já nos anos 80, nomes como Roxette e Bon Jovi fizeram (e ainda fazem) bastante sucesso, e nos anos 90 apareceram Red Hot Chili Peppers, Green Day e Pearl Jam. Por fim, em 2000, bandas como Arctic Monkeys e The Strokes fizeram muito sucesso nas paradas musicais.

Independente da década, todas essas bandas/cantores possuem uma característica em comum: músicas com uma melodia empolgante e letras autênticas - que muitas vezes soam como um discurso "rebelde"

 

Jazz

O JAZZ se tornou popular em Nova Orleans, Estados Unidos, entre o século 19 e 20. O seu ritmo é conhecido pelo swing, improvisação, polirritmia e blue notes. Além disso, os principais instrumentos desse gênero são os trompetes, trombones e clarinetes.

Muitos estudiosos afirmam que esse estilo musical é uma mescla de gêneros anglo-saxões, espanhóis, franceses e africanos.

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, o jazz incorporou outras características - assim como os demais gêneros musicais. Após a sua criação em Nova Orleans, o jazz também passou a fazer muito sucesso em Chicago. Nessa cidade, o gênero ganhou um novo "estilo", com a adição do saxofone nas melodias.

Posteriormente, também surgiu o Swing Jazz, que tem como principal característica a constituição de belas orquestras. Além disso, ele faz uso predominante da musicalidade de estilo "pergunta e resposta". Em relação às demais "ramificações" do jazz, também podemos citar o Bebop, o Cool, o Free Jazz e o Jazz pós-moderno. Cada um possui as suas particularidades - mas não se distanciam muito do jazz "original".

 

Rhythm and Blues (R&B)

O RHYTHM AND BLUES é uma grande fusão de outros gêneros musicais, como funk, soul, rock, gospel, blues e jazz. Atualmente, podemos considerar que até mesmo algumas características do dance e pop foram adicionadas à musicalidade do R&B.

Esse estilo musical chama atenção pelas suas melodias sensuais e envolventes e pela bela harmonia. Alguns artistas muito conhecidos do R&B são: Tyrese Gibson, Patti LaBelle, Jill Scott, Jennifer Hudson, Prince e Tevin Campbell.

No Brasil, podemos citar alguns artistas que incorporaram a musicalidade do R&B em suas obras, como Tim Maia, Jorge Ben Jor e Djavan. Portanto, aproveite para ouvi-los um pouco para recordar da boa e velha Rhythm and Blues!

 

Música country

A MÚSICA COUNTRY se originou no sul dos Estados Unidos, em 1920, e por isso também é conhecida pelo termo "sertanejo americano". A sua musicalidade conta com instrumentos de corda (guitarra acústica, violino, banjo, etc).

Esse gênero é uma fusão de músicas religiosas, blues e folk. Além disso, ele possui, geralmente, músicas com letras que retratam a vida no campo e decepções amorosas. Por isso, muitos artistas desse estilo musical se caracterizam com botas e chapéu de cowboy.

Vale ressaltar que esse gênero musical se popularizou principalmente em três Estados americanos: Kentucky, Virginia e Tennessee. Isso porque o country foi criado quando os nativos desses Estados decidiram transformar as histórias das suas vidas no campo em canções.

 

Pop

O POP foi criado na década de 50, nos Estados Unidos. Esse estilo musical logo chamou atenção do público pelos seus fogos de artifícios, brilhos e outras extravagâncias.

Além disso, os principais gêneros musicais que influenciaram a criação do pop foram o country e o blues. Porém, podemos afirmar que esse estilo possui "um pouco de tudo", pois a sua musicalidade pode ter características do funk, rock, rap, etc.

As suas letras falam sobre assuntos universais, como o amor. Além disso, os refrões das músicas pop "não saem da nossa cabeça". Já as suas danças não deixam ninguém parado. É só lembrar de canções como MoonWalk, do rei do pop, Michael Jackson, e Celebration da Madonna.

Sobre os artistas mais populares do pop, podemos citar Michael Jackson, Madonna, Britney Spears, Christina Aguilera, Justin Timberlake, Kelly Clarkson, Shakira e ABBA.

 

Doo Wop (Fonte: Wikipedia) 

DOO-WOP é um estilo de música vocal baseado no rhythm and blues. Surgiu inicialmente na comunidade negra norte-americana, na década de 1930, e tornou-se popular nos Estados Unidos durante as década de 40 e 50.

O estilo é caracterizado por um backing vocal harmonioso e suave, com coros que muitas vezes os cantores faziam com a boca, imitando os próprios instrumentos musicais e que, frequentemente, repete onomatopeias. 

Nos grupos vocais, cada cantor executava uma parte diferente da canção. Como não tinham dinheiro para comprar instrumentos musicais, a maior parte dos grupos desse estilo começou cantando o estilo a capella, ou seja, a "parte cantada" de cada canção.

O doo-wop entrou em declínio na segunda metade dos anos 1950, com a ascensão de novos estilos de rock and roll - especialmente da Invasão Britânica. Contudo, grupos brancos como Beach Boys, influenciados pelo jazz-vocal (The Four Freshmen, entre outros) e doo wop, mantiveram o estilo com bastante sucesso nos anos de 1960, modernizando-o com a surf music vocal e, pouco depois, com o pop sofisticado e a músca psicodélica, com vocais cada vez mais trabalhados e complexos.

O doo-wop foi de grande importância na construção da soul music, sobretudo na gravadora Motown. 

No Brasil, o estilo foi representado por grupos como Golden Boys (Jovem Guarda) e João Penca e seus Miquinhos Amestrados (Anos 80).

Entre os grupos vocais mais populares estavam o The Ink Spots e o Mills Brothers. Mais tarde, o The Orioles, ajudando a desenvolver o som do doo-wop com suas músicas "It's Too Soon to Know" de 1948 e "Crying in the Chapel" de 1953. O doo-wop chegou ao gosto popular em 1951, com músicas de R&B, como "My Reverie", do The Larks, "Where Are You?", do The Mello-Moods, "Glory of Love", do The Five Keys, "Shouldn't I Know" do The Cardinals, "I Will Wait" do The Four Buddies, e "Will You Be Mine", do The Swallows. Outros grupos importantes foram The MarcelsThe CoastersThe DriftersThe Moonglows, Clovers, Little Anthony and The Imperials, The "5" Royales, The Flamingos, The Dells, The Cadillacs, The Midnighters, e The Platters.

 

 

Hip-hop

O HIP-HOP se popularizou na década de 70, em Nova York. Foram os moradores do Bronx, mais especificamente os afro-americanos, jamaicanos e latino-americanos, que aumentaram a sua popularidade. Vale ressaltar que o pioneiro desse gênero foi o artista Afrika Bambaataa.

Inicialmente, ele foi considerado um movimento cultural. Isso porque as canções do hip-hop se embasam nas seguintes vertentes: diversão, união e paz. A ideia principal desse gênero musical é tirar os jovens do mundo da criminalidade e estimular a sua capacidade criativa.

Vale ressaltar que a região do Bronx era repleta de carências, inclusive sofria com faltas de espaços de lazer. Por isso, a maioria dos jovens vivia nas ruas, e foi nesse local que se desenvolveu o hip-hop. Isso significa que a expressão desse estilo musical se deu nas ruas.

 

Música clássica

Estima-se que a MÚSICA CLÁSSICA foi criada em 1500, na Europa, com o intuito de promover momentos de diversão para a classe nobre. Em 1700, surgiram as primeiras orquestras, as quais tinham como principal artista o Johann Sebastian Bach. Além dele, diversos outros artistas fizeram muito sucesso na música clássica, como Ludwig Van Beethoven, Amadeus Mozart, Frederic Chopin e Antonio Vivaldi.

Sobre as características desse estilo musical erudito, a música clássica é composta de equilíbrio, de proporção e de forma. Além disso, ela é elegante e refinada e a sua musicalidade é bastante complexa, sendo apresentada através da ópera e da sinfonia.

 

Reggae

Como todos já devem saber, a origem do REGGAE deu-se na Jamaica e o seu principal precursor foi Bob Marley. A popularidade desse gênero musical ocorreu na década de 60 e a sua principal característica é a sua musicalidade dançante e lenta.

As letras de reggae são repletas de questões sociais importantes, como fome, desigualdade e preconceito. Além disso, esse gênero musical apresenta forte relação com o movimento rastafari.

Vale ressaltar que o reggae se ramificou na década de 70, havendo a criação de dois subgêneros: o dance hall e o roots reggae. Portanto, atualmente, podemos ouvir diferentes tipos de canções de reggae.

 

Bossa Nova

A BOSSA NOVA foi criada nos anos 50 e teve influência do jazz e do samba. Esse gênero musical se caracteriza por conter a musicalidade melódica do jazz, as belas harmonias do samba e o uso da voz baixa com tons coloquiais. Além disso, as suas letras retratam assuntos do dia a dia.

Como um dos principais pioneiros desse gênero musical, podemos citar João Gilberto. Já uma das músicas mais conhecidas da Bossa Nova é Garota de Ipanema, de autoria de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Além disso, "Chega de saudade", "Eu sei que vou te amar", "Arrastão" e "Águas de março" são outros exemplos de canções populares da Bossa Nova. Vale ressaltar que a Bossa Nova é um dos gêneros mais populares do Brasil, assim como a famosa MPB – Música Popular Brasileira

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 04/04/2024
Reeditado em 04/04/2024
Código do texto: T8034716
Classificação de conteúdo: seguro